Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Considerado um dos mais brilhantes compositores da história da música clássica, Ludwig van Beethoven completaria nesta quinta-feira (17), 250 anos.

Beethoven foi um compositor alemão do final do século XVIII e início do XIX. Ele nasceu na cidade de Bonn em 17 de dezembro de 1770 e faleceu em Viena, em 26 de março de 1827.

Uma de suas obras mais conhecidas é a 9º Sinfonia, que até os dias de hoje é tocada em diversas situações.

Leia também: Cultura FM dedica 24 horas de programação aos 250 anos de Beethoven

O compositor alemão soube captar as características do romantismo e escreveu obras que expressam ideias e sentimentos. Além disso, inovou ao aumentar o número de músicos de uma orquestra para executar suas obras e empregar um coro na sua última sinfonia.

Biografia

Filho de Johann van Beethoven e Maria Magdalena Kepenisritch, foi o segundo filho de uma família de sete irmãos.

Seu avô, Lodewijk van Beethoven, pianista e regente, ocupou o prestigioso cargo de maestro da capela do príncipe-bispo Clemente Augusto de Wittelsbach, em Colônia. O pai de Beethoven também era músico e ambos o incentivaram desde cedo a estudar música.

O pai, no entanto, sofria alcoolismo e obrigava o filho a estudar muitas horas, na esperança de que ele fosse um "novo Mozart".

Por volta de 1800, o compositor começou a sofrer problemas auditivos, em consequência de uma doença degenerativa, que o levou a pensar em suicídio. Após várias crises de depressão, o compositor foi atingido por uma pneumonia, cirrose e infecção intestinal e faleceu.

Nos últimos dez anos de sua vida, Beethoven ficou surdo, mas sua produção não parou. Isso porque os músicos desenvolvem a capacidade de memorizar o som das notas, sem que seja preciso escutá-las.

Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade (1816), estava praticamente surdo.

Produções

Beethoven produziu cerca de 200 obras como sonatas, sinfonias, concertos e quartetos para cordas. No entanto, escreveu apenas uma ópera, “Fidélio”.

Ludwig nunca teve estudos muito aprofundados, mas sempre revelou talento excepcional para a música. Com apenas oito anos de idade, foi confiado a Christian Gottlob Neefe, o melhor mestre de cravo de colônia na época. O mestre lhe deu uma formação musical sistemática, levando-o a conhecer os grandes mestres alemães da música.

Numa carta publicada em 1780, pela mão de seu mestre, afirmava que "seu discípulo, de dez anos, domina todo o repertório de Johann Sebastian Bach", e que o apresentava como um "novo Mozart". Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade.

Algumas das suas principais obras:

- Três Sonatas para piano Op.2 (1795);
- Concerto para Piano Nº1 em Dó maior Op.15 (1795) Concerto para Piano No.1 em Dó maior Op.15 (1795);
- Sonata Nº8 em Dó menor Op.13 [Sonata Patética] (1798);
- Seis Quartetos de cordas Op.18 (1800);
- Sinfonia Nº1 em Dó maior Op.21 (1800);
- Sonata Nº21 em Dó maior Op.53 [Waldstein] (1804);
- Três Quartetos de cordas Op.59 [Rassumovsky] (1806);
- Fidélio (1814);
- Missa Solemnis Op.123 (1823);
- Sinfonia No.9 em Ré menor Op.125 (1824);
- Quarteto em Lá menor Op.132 (1825).

Assista a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125, interpretada por Wilhelm Furtwängler com Bayreuth Festival Orchestra: