Entretenimento

"O autoritarismo é, sem dúvida nenhuma, uma manifestação da insegurança", diz rabino Michel Schlesinger no #Provoca

Convidado de Marcelo Tas, o membro da Congregação Israelita Paulista traz reflexões sobre humor, fé, religiosidade e até a existência de Deus


22/12/2020 22h20

Convidado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (22), o rabino Michel Schlesinger falou sobre religiosidade, a importância do diálogo, autoritarismo, fé e muito mais.

"Dialogar dá trabalho, dialogar é difícil", diz o rabino. Para ele, o desafio é equilibrar segurança em si mesmo e humildade em relação ao outro: "Se eu sou uma pessoa muito insegura do meu valor, tudo que o outro disser vai me ameaçar, vai me dar medo; o outro se transforma num monstro se eu não acredito em mim mesmo". 

"Eu preciso ter segurança em mim mesmo e, ao mesmo tempo, acreditar que não sei tudo e que tenho o que aprender com o outro", reflete. "Acho que o autoritarismo é, sem dúvida nenhuma, uma manifestação da insegurança. É aquela pessoa que não acredita nos seus próprios recursos, que, absolutamente insegura de si mesma, precisa partir para a violência."

Michel Schlesinger é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e estudou no Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém. Lançou 'Diálogos de um Rabino', seu primeiro livro, em 2018 e, no mesmo ano, participou como expositor de uma audiência pública no STF sobre a questão do aborto.

Assista à entrevista na íntegra:

Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças, às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora, além do canal oficial do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina