Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

A cantora britânica Jessie J foi diagnosticada com Doença de Ménière. A dona de hits como “Bang Bang” e “Price Tag” disse em um vídeo que acordou sem a audição do ouvido direito e com falta de equilíbrio.

Pelo seu Instagram, a cantora relatou que, depois de sentir os sintomas no dia de Natal, foi a um médico e teve o diagnóstico da doença.

“Estou assistindo ‘O Gambito da Rainha’ com meu dedo no ouvido. Vi o episódio quatro vezes porque eu estou com zero de foco. Parece que alguém entrou na minha orelha e ligou um secador de cabelo”, publicou.

Doença de Ménière

A Doença/Síndrome de Ménière é uma doença crônica causada pelo aumento da pressão da endolinfa, um líquido existente no labirinto que fica dentro do ouvido. Na maioria das vezes ocorre em apenas um lado.

Dentro do ouvido, existem células auditivas e células responsáveis pelo equilíbrio. Conforme aumenta a pressão da endolinfa, essas células tendem a ficar danificadas, desencadeando problemas como tontura, zumbidos, náuseas, vômitos e perda auditiva. A Síndrome de Ménière não é o mesmo que labirintite, porém, pode ser uma das causas da doença. 

O problema auditivo ocorre de forma progressiva, com crises frequentes e riscos de perda de audição e outras complicações permanentes. Mas também pode ser episódica, com crises esporádicas.