Entretenimento

No #Provoca, Erika Hilton comenta proibição de casamentos LGBTQIA+ em países socialistas: "O socialismo deve amar a liberdade"

Vereadora esteve no #Provoca e falou sobre a falta de liberdade em países como Cuba e Venezuela: "Não estamos nos espelhando nesses modelos"


29/12/2020 18h24

Eleita por São Paulo com a maior votação para uma mulher em todo o Brasil, a vereadora Erika Hilton (PSOL) foi a entrevistada de Marcelo Tas no #Provoca da última terça-feira (29). 

Questionada sobre a proibição de casamento entre pessoas do mesmo sexo em países como Cuba e Venezuela, Erika afirmou que é preciso separar o modelo econômico exercido por essas nações de atrasos nos direitos civis. "A gente tem uma questão, quando a gente pensa em capitalismo e socialismo, em modelos econômicos. Quando a gente vai pensar em processos que estão liderando mundo afora, como Cuba e Venezuela, a gente teve um atraso nas questões de direitos humanos e civis das pessoas. Por isso eu digo, nós não estamos nos espelhando nesses modelos que ainda não compreenderam que o socialismo precisa amar a liberdade. O socialismo deve amar a liberdade. Não tem como falar em socialismo se a gente não tiver um valor pela liberdade, pelo respeito civil, por exemplo, da comunidade LGBT", disse.

Mulher negra e transexual, Erika Hilton apontou para o acolhimento de pautas sociais pelo capitalismo em busca de lucro: "Aqui nós temos uma artimanha do capitalismo. Porque não é que o capitalismo ama a liberdade. O capitalismo se aproveita das coisas para gerar riquezas para certos setores. Nós não temos aqui o casamento homoafetivo assegurado porque temos uma sociedade que valoriza a comunidade LGBT. Nós temos um sistema econômico que lucra a partir disso".

Ela ainda respondeu sobre a falta de liberdade de expressão nesses locais. "Nós precisamos pegar a essência do que é e trazer para o agora. Nós precisamos destruir esse modelo econômico capitalista do lucro acima da vida, mas também não podemos replicar essas falhas", completou.

Assista à entrevista na íntegra:

Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças, às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora, além do canal oficial do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina