Entretenimento

"Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro, é o livro mais vendido pela Amazon Brasil em 2020

Em novembro, a ativista negra e filósofa política esteve no centro do Roda Viva para falar do racismo estrutural na sociedade brasileira


31/12/2020 12h20

A Amazon divulgou, nesta quarta-feira (30), a lista dos livros mais vendidos no ano de 2020 pela empresa. Foram mais de 30 gêneros literários entre autores nacionais e estrangeiros. O "Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro, ocupou a primeira posição.

Outros títulos em destaque foram "Mulheres que Correm com os Lobos", de Clarissa Pinkola Estés"1984", de George Orwell; e "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J. K. Rowling.

Em 11 capítulos curtos, a filósofa e ativista negra Djamila Ribeiro apresenta, em seu 'pequeno manual', caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre o racismo no Brasil. A autora argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. Segundo ela, é uma luta de todas e todos.

O livro ganhou o Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ciências Humanas. Djamila tem 40 anos e nasceu em Santos, litoral de São Paulo. É mestre em filosofia política pela USP e também autora de "Quem tem medo do Feminismo Legro" e "Lugar de Fala"

Em novembro, ela veio ao Roda Viva e contou que escreveu o livro para falar de forma didática sobre o racismo estrutural, um termo criado na academia. Veja a íntegra da entrevista:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina