Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/Netflix
Reprodução/Instagram/Netflix

Foram divulgados os ganhadores do prêmio Melhores do Ano nas Artes, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). A instituição reuniu críticos nesta segunda-feira (18) para premiar os destaques nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

A cantora Teresa Cristina foi premiada como Artista do Ano na categoria Música Popular. Já a paulistana Jup do Bairro recebeu o título de Artista Revelação por seu álbum 'Corpo Sem Juízo'.

A série 'Bom Dia, Verônica', da Netflix em parceira com a Zola Filmes, teve dois de seus protagonistas, Eduardo Moscovis e Camila Morgado, eleitos como Ator e Atriz do ano. A própria produção foi considerada a melhor na categoria Dramartugia.

O ator e apresentador Marcelo Adnet foi eleito melhor do ano na categoria Humor pelo programa de esquetes 'Sinta-se em Casa', exibido no Globoplay. Já o humanitário Padre Júlio Lancelloti recebeu a premiação de Urbanidade.

A cerimônia e formato de entrega a todos os artistas contemplados no Prêmio APCA, a 64ª premiação da entidade, serão definidos e divulgados em breve.

Confira a lista completa de vencedores do Prêmio APCA 2020:

Arquitetura

Obra de Arquitetura: Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41

Fronteiras da Arquitetura: Marcha a Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem

Urbanidade: Padre Júlio Lancellotti

Artes Visuais

Exposição Internacional: Egito Antigo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)

Atividade Cultural: IAC - Instituto de Arte Contemporânea que, ao comemorar 20 anos de excepcional atuação, inaugurou sua nova sede

Arte/Tecnologia: MIS Experience com a mostra Leonardo Da Vinci - 500 Anos de um Gênio

Cinema

Longa-metragem: M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De

Longa-metragem: Sertânia, de Geraldo Sarno

Média-metragem: Sete Dias em Maio, de Affonso Uchoa

Dança

Criação: Silêncio, vídeo performance de Eduardo Fukushima e Sérgio Roizenblit

Difusão: Programação de Dança do FarOFFa - Circuito Paralelo de Artes de São Paulo, e do FarOFFa no sofá

Ação de Formação: Ayodele Balé, escola de formação em danças preferencialmente para pessoas negras e as não negras de baixa renda

Ação de Sustentabilidade: Senadora Benedita da Silva e Deputada Federal Jandira Fegalli, pelo trabalho em prol da elaboração, votação e regulamentação da Lei Aldir Blanc, garantindo condições emergenciais de sustentabilidade para a cadeia produtiva da dança

Prêmio Especial: 80 Anos da EDASP - Escola de Dança de São Paulo

Literatura

Trabalho Editorial: *Gita Guinsburg*, pelas realizações à frente da Editora Perspectiva — refletindo a resistência de todas as editoras no contexto da pandemia.

Difusão de Literatura Brasileira: *Bel Santos Mayer*, pela propagação de literatura brasileira contemporânea — e mediação de leituras — durante a pandemia, valendo-se de meios aplicados a propostas de isolamento social.

Difusão de Literatura Brasileira no Exterior: *Nara Vidal*, pela revista digital Capitolina Books, que difunde literatura brasileira — on-line, bilíngue (português / inglês) e gratuita — no exterior.

Música Popular

Artista do Ano: Teresa Cristina

Artista Revelação
: Jup do Bairro – "Corpo sem Juízo"

Melhor Live: Caetano Veloso

Melhor Disco: "Rastilho", Kiko Dinucci

Rádio

Valorização do Rádio: Luiz Fernando Magliocca , que esteve ligado a momentos importantes do rádio, desde os anos 70.

Profissional do Ano: José Eduardo Piedade Catalano , mais antigo radialista profissional na ativa, que comemorou 72 anos de trabalho, na apresentação de programas na Rádio Difusora de Santa Cruz do Rio Pardo/SP.

Podcast: Atenção, Silêncio no Ar - Criação, produção e apresentação do radialista, César Rosa. Em pauta, a história do rádio FM paulistano.

Teatro 

Espetáculo: Bertoleza, Direção e adaptação: Anderson Claudir; Texto final: Anderson Claudir e Le Ticia Conde

Espetáculo Virtual: Peça, com concepção e atuação Marat Descartes e direção de Janaina Leite

Prêmio Especial: Série “Cena Inquieta” em 26 episódios dirigida por Toni Venturi com curadoria de Silvana Garcia sobre teatros de grupo brasileiros.

Teatro Infanto-Juvenil

Prêmio Especial da Quarentena 2020 por levar ao meio digital, de forma criativa e dinâmica, duas séries lúdicas com interação online de crianças: Grupo Esparrama (Diz aí... e Vamos Brincar?)

Prêmio Especial da Quarentena 2020 por levar ao meio digital, de forma interativa, com atuação online do público, uma aventura policial voltada para o público jovem: Caso Cabaré Privê - texto e direção de Pedro Granato, com a Cia. Pequeno Ato.

Prêmio Especial da Quarentena 2020 por levar ao meio digital, de forma no formato pré-gravado, três espetáculos recentes de seu repertório completamente reescritos e reeditados, levando em conta as especificidades da linguagem audiovisual: Trilogia Olho Mágico, da Cia. Delas, com direção de Thaís Medeiros (Ep. 1 - Caroline Lucretia Hershel / Ep. 2 - Maria Sibylla Merian / Ep. 3 - Mary Anning)

Televisão

Atriz: Camila Morgado (Bom Dia, Verônica/ Zola Filmes-Netflix) e Tatiana Tibúrcio (Especial Falas Negras/TV Globo).

Ator: Eduardo Moscovis (Bom Dia, Verônica/ Zola Filmes-Netflix)

Dramaturgia: Bom Dia, Verônica (Zola Filmes-Netflix)

Programa: Conversa com Bial (TV Globo)

Humor: Marcelo Adnet - Sinta-se em Casa/Globoplay

Destaque do: CNN Brasil