Vencedor dos prêmios Jabuti, Leya e Oceanos, o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, virou uma sensação literária. Encabeçando listas de mais vendidos na ficção nacional, o livro conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, moradoras da fazenda Água Negra, na Chapada Diamantina, que sentem na pele as marcas de um passado escravocrata menos distante do que se imagina. Entram em cena a conexão do povo com a terra, a influência e a beleza das religiões afrobrasileiras, a luta por direitos no chamado "Brasil profundo" e muito mais.
Para quem se encantou com a narrativa que, para alguns, já nasceu clássica, a Cultura preparou uma lista com cinco sugestões de leitura que abordam alguns dos temas presentes em Torto Arado.
1. Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus
Recentemente laureada com o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, Carolina Maria de Jesus se tornou uma das escritoras mais importantes da literatura nacional e ganhou notoriedade por mostrar um Brasil "invisível". Com mais de 3 milhões de cópias vendidas e traduzido para 16 línguas, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada traz as reflexões da autora, mulher negra que viveu por anos na Favela do Canindé, em São Paulo, sustentando sua família como catadora de papéis. Se Torto Arado mostra os efeitos do racismo estrutural no campo, Quarto de Despejo expõe como a marginalização se dá no espaço urbano.
2. Vidas Secas - Graciliano Ramos
Citado como uma das influências de Torto Arado, Vidas Secas também aborda a ligação dos personagens com o ambiente e mostra a difícil trajetória de uma família em busca de uma vida melhor. Clássico de Graciliano Ramos, o romance acompanha a jornada de Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos e a cachorrinha Baleia no sertão nordestino.
3. A Vida Invisível de Eurídice Gusmão - Martha Batalha
Adaptado para o cinema por Karim Aïnouz, A Vida Invisível é outro romance brasileiro que se debruça sobre as histórias de duas irmãs no Brasil do século 20. De muitas maneiras, as trajetórias de Guida e Eurídice são diametralmente opostas às de Bibiana e Belonísia; brancas e moradoras do meio urbano, as irmãs Gusmão não enfrentam os tipos particulares de opressão retratados em Torto Arado. Entretanto, embora sejam muito diferentes entre si, as quatro personagens têm em comum o lugar social imposto às mulheres em suas narrativas.
4. Sobre os Ossos dos Mortos - Olga Tokarczuk
Entre tantos títulos notáveis da literatura brasileira, um romance estrangeiro: Sobre os Ossos dos Mortos, citado por Itamar Vieira Júnior no Roda Viva, é o bestseller da polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do Nobel em 2020. A paisagem congelante da Polônia não poderia estar mais distante dos campos da Fazenda Água Negra, mas a narrativa também aborda violência, opressão e conexão com a natureza. "Há algo no ar. Na minha interpretação, é algo que fala justamente sobre essa incapacidade de continuar conciliando interesses onde uns vão se sobrepôr aos outros, e aniquilar o outro", afirmou o autor sobre Torto Arado e obras como a de Tokarczuk.
5. Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
Um dos maiores clássicos brasileiros, Grande Sertão: Veredas dispensa apresentações. O desafiador romance de Guimarães Rosa também é citado como uma das influências de Torto Arado em sua descrição épica do Brasil rural e elementos do realismo mágico.
Assista à entrevista de Itamar Vieira Júnior no Roda Viva:
REDES SOCIAIS