Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Museu Afro Brasil
Museu Afro Brasil

Considerada uma das maiores escritoras brasileiras, Carolina Maria de Jesus recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nesta quinta-feira (25).

O título, que significa “por causa da honra”, é o reconhecimento da importância da escritora mineira, que vendeu três milhões de cópias do livro “Quarto do Despejo”, que foi traduzida para dezesseis línguas.

Era uma mulher negra, mãe solteira, catadora de papelão que vivia na favela do Canindé, em São Paulo, para onde se mudou aos 30 anos. Ela ficou famosa em 1958 e morreu em 1977 de insuficiência respiratória.

Leia também: Governador do Ceará diz que não encontrará Bolsonaro em viagem ao estado

Trechos do diário escrito por ela com relatos da vida dura que levava foram publicados em 1958 pelo jornal Folha de S. Paulo, depois que o jornalista Audálio Dantas a encontrou e se encantou com sua escrita. Dessa história surgiu o seu livro mais famoso.

Carolina ainda lançou os livros “Pedaços de Fome” e “Provérbios”. Outros seis foram publicados após sua morte.

Sua obra se tornou peça fundamental na luta antirracista. Nos últimos seis anos, foi tema de mais de 50 teses e dissertações, o que apoiou a concessão do título de “doutora honoris causa”.

Veja mais em reportagem completa do Jornal da Tarde: