Entretenimento

Conheça a história da MPB, a Música Popular Brasileira


02/03/2021 14h46

A MPB (Música Popular Brasileira), surgiu na década de 60, durante a Ditadura Militar no Brasil. Como uma espécie de sucessão à Bossa Nova, a MPB misturou os ritmos desse gênero musical com os movimentos musicais dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e seu engajamento folclórico. A princípio, o gênero tentou buscar uma música brasileira essencialmente nacional.

Por conta do contexto histórico em que o gênero surgiu, a MPB nasceu com um forte caráter de luta contra a Ditadura e o golpe de 1964. Pelo público também ter sido composto em sua maioria por estudantes e intelectuais, o gênero ficou conhecido como “música da universidade”.

Leia também: 10 artistas da nova MPB para conhecer

Os festivais de música brasileira, realizados anualmente de 1965 a 1969 e transmitidos pela televisão, revelaram e impulsionaram artistas desse novo gênero. Artistas como Elis Regina, Elizete Cardoso e Chico Buarque participaram destes festivais.

Veja imagens: Webstory: Os 10 artistas nacionais mais vendidos no Brasil

A Elis Regina, inclusive, cantou um dos primeiros exemplos de músicas do gênero MPB. No 1º Festival de Música Popular da TV Excelsior, em 1965, a cantora interpretou “Arrastão”, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Além de vencer o festival naquele ano, Elis fez parte da transição definitiva entre a Bossa Nova e a MPB.

Ao longo dos anos, artistas como Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia surgiram na cena musical, ao mesmo tempo que a MPB passou a assumir outros ritmos. Deste modo, estilos como samba-rock, samba reggae e até o pop brasileiro nasceram da MPB e sua evolução.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina