Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Prefeitura de São Sebastião
Foto: Prefeitura de São Sebastião

Para quem gosta de lindas paisagens da natureza, a Ilha do Montão de Trigo, em São Sebastião (litoral norte de SP), é uma excelente pedida. O local fica a cerca de 14 quilômetros da costa sul do município e é repleto de beleza e tradição.

A origem do nome “Montão de Trigo” se deve ao formato da ilha, que, vista de cima, faz lembrar uma quantidade da farinha.

A grande maioria dos habitantes do lugar são povos caiçaras, também chamados de monteiros, que vivem da pesca artesanal e práticas tradicionais caiçaras. Um outro fato interessante é que só é possível morar no Montão quem nasce no local ou quem se casa com uma pessoa nativa.

A ilha é rodeada por águas limpas, cristalinas e conta com uma diversa presença de vida marinha.

Veja imagens: Webstory: Conheça a Ilha do Montão de Trigo

A melhor forma de chegar até o local é contratar um transporte de barco, feito pelos próprios moradores do litoral, nas praias de Juquehy ou da Barra do Una. O desembarque na ilha é feito na parte das pedras, em um píer de madeira improvisado, já que não possui uma praia.

Atrações

Uma vez no local, é possível fazer uma trilha de cerca de 50 minutos até o topo da ilha. Os aproximadamente 300 metros de altura fazem com que os turistas sejam capazes de observar o Canal de São Sebastião.

Devido à águas limpas e cristalinas, é um dos pontos de mergulho autônomo mais agradáveis. É possível mergulhar em diversas profundidades. No verão a água se torna mais quente e mais visível.

Alguns turistas praticam, ao redor do local, o chamado Windsurf, modalidade que compõe uma prancha e uma vela, praticada geralmente em águas sem muitas ondas.