Entretenimento

Arte indígena cearense é tema de mesa virtual do Porto Iracema das Artes

Evento acontece na sexta-feira (23), às 17 horas, com participação de Jéssica Anacé, Byya Kanindé e Merremii Karão Jaguaribaras, do grupo Tamain


19/04/2021 11h11

Na semana que começa marcada pelo Dia dos Povos Indígenas, o Porto Iracema das Artes promove na próxima sexta-feira (23) uma mesa virtual sobre a produção de arte indígena na cena cearense. Participam da live com transmissão pelo Youtube o Grupo Tamain, que trabalha grupo e estuda sobre arte, com as artistas Jéssica Anacé, Byya Kanindé e Merremii Karão Jaguaribaras.

A mesa terá mediação de Carolina Vieira, coordenadora dos Cursos Básicos em Artes Visuais da Escola, e Iago Barreto, arte-educador, artista e comunicador comunitário. Iago antecipa um pouco do que será debatido: “é uma conversa sobre as atividades do grupo para que jovens artistas das etnias do Ceará desenvolvam suas linguagens, pensem exposições, publicações, retomada de espaços, além de assuntos pertinentes à ecologia, política, direito à terra”. 

O grupo também está prestes a lançar “Mecunã Kérupi Ané”, livro em parceria com o Instituto da Fotografia (IFoto), que reúne os trabalhos de vários artistas participantes do Tamain e explora o mundo que eles querem continuar a desenvolver.

Jéssica Anacé, uma das artistas a compor a mesa, é fotógrafa e documenta rituais, cotidianos, esportes e outras vivências do seu povo. Ela reforça a importância, o significado e a ancestralidade que a arte carrega e ressalta que a live deve tratar também desse debate.

A arte indígena, conforme a fotógrafa, está expressa desde as pinturas corporais dos indivíduos até à estrutura arquitetônica das ocas e outros locais de moradia – tudo deve ser cuidado e respeitado. “Elas (as artes) são de uso cotidiano ou nos rituais. Temos a música como forma de contar histórias, o artesanato, a confecção de armas, arquitetura. Vale lembrar que cada tribo tem suas próprias características”, complementa.

Outra artista convidada, Byya Kanindé, também aproveitará o momento para falar sobre fotografia, mas acrescentado a temática de espiritualidade indígena. “Esse debate vai ser de grande importância para o movimento indígena, para reforçar a importância e o respeito por essa cultura”, reforça. Byya salienta a necessidade de que mais instituições abram espaço para essa discussão.


Arte indígena cearense é tema de mesa virtual do Porto Iracema das Artes
Quando:
Dia 23 de abril, sexta-feira, às 17h
Onde
: YouTube do Porto Iracema das Artes
GRATUITO

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina