Relaxar em frente ao mar nos dias de folga está nos planos de muitos brasileiros. Afinal, com um litoral de mais de 7 mil quilômetros, o Brasil apresenta inumeráveis praias, cada uma com suas especificidades. Contudo, afora a riqueza que compõe sua costa, o país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, que formam paisagens naturais perfeitas para o descanso tão desejado pelos turistas.
Se você é um desses viajantes que buscam um refúgio para a agitação urbana e quer vivenciar novas experiências com a natureza, confira a seguir uma lista de rios, lagoas e lagos espalhados pelo Brasil para incluir no roteiro da sua próxima viagem! São praias de água doce onde você pode praticar mergulho para conhecer a vida aquática, descansar em redes dentro d’água, encarar uma tarde de canoagem ou até admirar o pôr do sol.
Veja imagens: Webstory: Seis praias de água doce no Brasil
Alter do Chão - Santarém (PA)

Situado a 1350 km de Belém, o distrito de Alter do Chão reúne belíssimas praias de areia branca banhadas pelo Rio Tapajós. Rodeada pela Floresta Amazônica, a região proporciona, além do mergulho, passeios de barco ou lancha por lagoas, igarapés e canais, visitas às comunidades ribeirinhas e trilhas pela vegetação local. O cenário faz jus ao apelido de “Caribe Amazônico”.
Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás (GO)

A Chapada dos Veadeiros é marcada por seus imensos cânions e inúmeras cachoeiras de águas transparentes e verde esmeralda, com quedas que chegam a 200 metros de altura. Em geral, é preciso encarar uma trilha em meio ao cerrado para chegar aos diferentes pontos do complexo, o que permite explorar também a flora e a fauna local. Sem dúvida, é o destino ideal para se desconectar da vida urbana.
Jalapão - Mateiros e São Félix do Tocantins (TO)

Mergulhar em fervedouros, tomar banho de cachoeira, aventurar-se na prática de rafting e canoagem são algumas das experiências que o Jalapão garante a seus visitantes. As piscinas naturais que constituem o local são cercadas por serras e pela vegetação típica do cerrado. Nos arredores, há também um conjunto de dunas, de onde é possível admirar o pôr do sol. Cada detalhe da região é digno de um registro fotográfico.
Jericoacoara - Jijoca de Jericoacoara (CE)

A uma distância de 300 km de Fortaleza, a pequena vila de Jericoacoara tem atraído cada vez mais turistas em razão de suas paisagens paradisíacas. Alimentadas pela água da chuva, as lagoas impressionam pela coloração que varia do azul ao verde. Em Jeri, você pode passar o dia deitado em redes submersas, fazendo um mergulho relaxante ou até praticando stand up paddle. Para conhecer melhor as redondezas, vale a pena investir em um passeio de buggy.
Lençóis Maranhenses - Barreirinhas (MA)

No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as lagoas se formam entre as dunas durante a temporada de chuvas, um cenário que remete aos oásis em meio aos desertos. Como ela depende das condições do tempo (vento e umidade), a paisagem se modifica constantemente, por isso cada piscina natural proporciona uma experiência única. Fora o mergulho em águas doces, você também pode aproveitar os passeios nas praias e rios da região.
Praia da Figueira - Bonito (MS)

Entre as paisagens surpreendentes que compõem a cidade de Bonito, destaca-se o Balneário do Praia da Figueira. A água cristalina é do Rio Formoso e possui cerca de 25°C. O local é um verdadeiro aquário. Ao se banhar, você encontra pacus, piraputangas e outras espécies de peixes. Nos arredores, há infraestrutura para a prática de flutuação e stand up paddle e passeios de tirolesa, caiaque e pedalinho.
REDES SOCIAIS