Com pneumonia bilateral, o papa Francisco teve mais uma noite tranquila e se levantou da cama nesta quinta-feira (20) para tomar café da manhã, de acordo com o gabinete de imprensa do Vaticano.
"A noite foi tranquila, o papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona", esclarece a Santa Sé em um breve comunicado.
Internado em Roma, o pontífice de 88 anos foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. A dupla pneumonia se trata de uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração do indivíduo.
Na quarta-feira (19), foi noticiado que os exames de sangue "mostram uma leve melhora" no quadro de saúde dele, que, no momento, é estável, "em particular os indicadores" de inflamação.
No mesmo dia, ele recebeu uma visita da primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni, que definiu como alerta, responsivo e de bom humor.
Francisco segue trabalhando e se mantendo informado por meio da leitura de jornais, além de conseguir se movimentar dentro de seu quarto no hospital, atender algumas ligações telefônicas e continuar com alguns trabalhos administrativos. A informação foi divulgada por uma fonte à agência Reuters.
Nos últimos anos, o pontífice tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal, que, inclusive, exigiu a realização de uma cirurgia em 2023. Quando jovem, ele desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, o que ocasionou na remoção de um dos pulmões.
REDES SOCIAIS