Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Divulgação
Montagem: Divulgação

O cinema nacional já brindou o país com diversos clássicos. Além de revelar diretores espetaculares foi vitrine para inúmeros talentos na atuação. Veja aqui quais foram os filmes brasileiros mais assistidos nas salas de cinema.

O trapalhão nas minas do Rei Salomão

O trapalhão nas minas do Rei Salomão” foi mais uma das muitas paródias feitas pelo grupo de comédia brasileiro "Os Trapalhões". Nos anos 70 e 80, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias brincaram com o universo de Star Wars, Planeta dos Macacos e até contos de fada. O filme de 1977 reuniu 5.786.226 pessoas nas salas de cinema.


Se eu fosse você 2

Outra sequência aparece no ranking. “Se eu fosse você” (2006) fez um grande sucesso na época, tanto que, três anos depois, emplacou uma continuação. Novamente, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) trocam de corpo. O longa garantiu uma bilheteria de 5.787.244 pessoas.


Nada a perder 2

A sequência da cinebiografia do bispo Edir Macedo “Nada a perder” (2018), conseguiu levar às salas de cinema 6.193.133 espectadores. A trama se passa depois da saída de Macedo da prisão, em 1992. Os números de bilheteria de “Nada a perder 2”, “Os Dez Mandamentos” e “Nada a perder” foram impulsionados pela Igreja Universal, que tem como fundador e líder o próprio Edir Macedo. A instituição comprou parte dos ingresso e doou aos fiéis.


A dama do lotação

A dama do lotação” foi um filme dirigido por Neville de Almeida, estrelado pela atriz Sônia Braga e baseado no romance de Nelson Rodrigues. Datado de 1978, levou 6.509.134 espectadores ao cinema.


Minha mãe é uma peça 2

Devido ao sucesso de Dona Hermínia, três anos depois do primeiro filme, em 2016, foi lançado uma continuação. “Minha mãe é uma peça 2” traz novamente Paulo Gustavo no papel da mãe de família divorciada e sem papas na língua. A produção foi um grande sucesso e garantiu a ida de 9.234.363 pessoas ao cinema.

Veja imagens: Webstory: As maiores bilheterias do cinema nacional

Dona Flor e seus dois maridos

O longa é baseado em uma das obras clássicas do escritor baiano Jorge Amado. Lançado em 1976, apresenta a história de Dona Flor (Sônia Braga). A moça passa a conviver com o fantasma do esposo morto Vadinho (José Wilker) e o esposo do segundo casamento Teodoro (Mauro Mendonça). A produção teve uma bilheteria de 10.735.524 pagantes.


Tropa de Elite 2

Na continuação do filme do diretor José Padilha lançado em 2007, o ex-capitão do Bope Roberto Nascimento (Wagner Moura) agora é membro da inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Ele descobre que o crime organizado não atua somente por meio dos traficantes, ele também está presente nas milícias e no congresso. O longa de 2010 foi assistido por 11.146.723 pessoas.


Os dez mandamentos

Em 2016, a novela da Record baseada na história de Moisés presente na bíblia foi transformada em filme e exibida nos cinemas. Na ocasião, 11.305.479 espectadores foram assistir a história da passagem bíblica nas telonas.


Minha mãe é uma peça 3

A terceira parte da história protagonizada por Paulo Gustavo foi um sucesso estrondoso. Se tornou a bilheteria mais lucrativa da história do cinema brasileiro, arrecadando mais de R$140 milhões. O filme foi assistido nas salas de cinema por 11.608.254 espectadores.


Nada a perder

A cinebiografia do fundador da igreja Universal Edir Macedo, lançada em 2018, é o filme brasileiro mais visto nos cinemas nacionais. Foi assistido por, simplesmente, 12.184.373 pessoas. É baseado na série de livros de mesmo nome.