Nesta quinta-feira (17), a atriz Taís Araujo publicou em sua conta do Instagram um comercial que ela fez nos anos 90 para divulgar a sua boneca. O vídeo chocou os fãs pela falta de semelhanças: uma boneca branca e de cabelo liso para representar a atriz que é negra.
Na legenda da publicação, a própria atriz escreveu: "Diretamente do túnel do tempo, com vocês, a minha boneca. Não gente! Não foi delírio coletivo, foram os anos 90 acontecendo! Por isso eu desafio vocês a encontrar semelhança entre mim e essa boneca, valendo".
Os fãs fizeram diversos comentários na publicação, pedindo representatividade.
A "boneca Taís Araujo" é um exemplo da falta de representatividade negra na indústria de brinquedos.
Em 2020, a organização Avante - Educação e Mobilização Social realizou a pesquisa “Cadê Nossa Boneca”, com base em sites de e-commerce de 22 fabricantes de brinquedos filiados à Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo. O levantamento relevou que as bonecas negras representavam apenas 6% do total das fabricadas e 9%, das comercializadas em lojas on-line.
Desse percentual, cinco em cada sete bonecas negras são vendidas a valores mais altos que os de bonecas brancas.
Leia também: Ivete Sangalo e Ellie Golding são confirmadas no Rock in Rio Lisboa 2022; No último episódio de 'Em Busca de Kardec', o diretor Karim recebe um presente mediúnico
REDES SOCIAIS