Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @taisdeverdade
Reprodução/Instagram @taisdeverdade

Nesta quinta-feira (17), a atriz Taís Araujo publicou em sua conta do Instagram um comercial que ela fez nos anos 90 para divulgar a sua boneca. O vídeo chocou os fãs pela falta de semelhanças: uma boneca branca e de cabelo liso para representar a atriz que é negra.

Na legenda da publicação, a própria atriz escreveu: "Diretamente do túnel do tempo, com vocês, a minha boneca. Não gente! Não foi delírio coletivo, foram os anos 90 acontecendo! Por isso eu desafio vocês a encontrar semelhança entre mim e essa boneca, valendo".

Os fãs fizeram diversos comentários na publicação, pedindo representatividade.

A "boneca Taís Araujo" é um exemplo da falta de representatividade negra na indústria de brinquedos. 

Em 2020, a organização Avante - Educação e Mobilização Social realizou a pesquisa “Cadê Nossa Boneca”, com base em sites de e-commerce de 22 fabricantes de brinquedos filiados à Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo. O levantamento relevou que as bonecas negras representavam apenas 6% do total das fabricadas e 9%, das comercializadas em lojas on-line.

Desse percentual, cinco em cada sete bonecas negras são vendidas a valores mais altos que os de bonecas brancas.

Leia também: Ivete Sangalo e Ellie Golding são confirmadas no Rock in Rio Lisboa 2022No último episódio de 'Em Busca de Kardec', o diretor Karim recebe um presente mediúnico