Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Representantes da cantora americana Tina Turner notificaram a dupla brasileira de atrizes por trás do perfil “A Vida de Tina”, Isabela Mariotto e Júlia Burnier, por registro da marca “TINA”. O documento foi entregue via e-mail e correio no dia 14 de junho, e pedia para que especifiquem os serviços de entretenimento da Tina brasileira, deixando claro que não envolva “serviços de música e musicais e serviços relacionados”.

As atrizes revelaram o choque e a grande surpresa após o recebimento do documento extrajudicial: “A gente nunca imaginou que uma coisa assim pudesse acontecer, afinal é a Tina Turner, uma das maiores artistas de todos os tempos”.

Leia também: STJ autoriza Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá a usarem a marca Legião Urbana

Ambas tentaram registrar a marca “A Vida de Tina”, formulando um pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por uma questão de segurança. Segundo elas, com o objetivo de não usarem a personagem criada para outros fins sem o consentimento da dupla.

O pedido de registro de marca para proteger os “serviços de entretenimento” chegou ao conhecimento dos representantes de Turner. No documento extrajudicial, disponibilizado ao site da TV Cultura pelo advogado das atrizes, a empresa de advocacia que representa a agência da Tina Turner deixa claro com “TINA”, no Brasil, é utilizado como marca da cantora.

Leia também: Ricky Martin desabafa após sofrer homofobia por postar fotos com o marido

Portanto, para evitar “qualquer risco de confusão e/ou prejuízo às partes e consumidores”, os advogados da cantora americana requisitaram a especificação desses serviços de entretenimento, de modo que deixem de fora serviços musicais ou relacionados à área.

Além disso, foi requerida também a assinatura de um Termo de Compromisso “concordando em não usar ou buscar registro da marca ‘TINA’ no futuro, no Brasil ou exterior, em relação a serviços de música e relacionados”.

Isabela e Júlia reforçaram que seu trabalho no “A Vida de Tina” não é conflitante com os interesses da cantora americana. “Não dá pra comparar o alcance do nosso trabalho com o dela. Além disso, somos fãs e a admiramos muito”, disseram.

Saiba mais sobre como surgiu "A Vida de Tina" nesta outra matéria exclusiva do site da TV Cultura.