Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A cantora Marisa Monte lançou, na última quinta-feira (1º), o álbum “Portas”, seu primeiro projeto solo desde “O Que Você Quer Saber de Verdade”, de 2011.

Com 16 faixas, o álbum tem participações de Seu Jorge e Flor, na última música “Pra Melhorar", além da composição de Arnaldo Antunes em "Vagalumes" e Marcelo Camelo em "Sal", "Você Não Liga" e "Espaçonaves".

Leia também: Bete Coelho se emociona ao relembrar sua trajetória profissional no Persona deste domingo (4)

“Portas” foi gravado durante a pandemia da Covid-19, o que Marisa definiu como um desafio. “No começo de 2020, meu plano era entrar em estúdio em maio mas, em março, as portas se fecharam e ficou impossível seguir com os planos. Como todo mundo, entramos numa inevitável pausa de mil compassos”, declarou.

Entretanto, o período permitiu o aumento do repertório. A música “Vagalumes”, “Sal” e "Você Não Liga" nasceram dessa pausa. A gravação começou em novembro de 2020, no Rio de Janeiro, com uma equipe reduzida.

“Foi um grande desafio reinventar métodos de produção, abrir novos caminhos e experimentar num momento tão duro e de tantas incertezas, mas a gente enfrentou as dificuldades com criatividade e o cuidado necessário”, contou Marisa. 

Leia também: Começam as gravações da série de The Last of Us, com Pedro Pascal

O projeto visual de “Portas” nasceu de uma parceria da cantora com a artista Marcela Cantuária. Marisa afirmou que as obras de Marcela foram uma das janelas que manteve aberta para o mundo durante o período de isolamento social.

Segundo Marisa, ela escolheu uma parceira mulher para promover um equilíbrio no meio musical majoritariamente masculino: “Trabalhamos numa troca intensa de referências, num diálogo profundo entre nossos diferentes campos artísticos para que ela criasse essa série de pinturas chamada ‘Portas’. Com seu olhar e traço virtuoso, ela criou um imaginário que potencializou e deu forma às canções”. Todas as faixas do álbum possuem um vídeo, disponível no canal do Youtube da cantora

"Portas" já está disponível em todas as plataformas digitais.

Confira a música "Calma" do novo álbum da artista: