Morreu nesta segunda (5) o cineasta americano Richard Donner, aos 91 anos. Com mais de 80 créditos como diretor, ele é conhecido por clássicos como 'Superman: O Filme' (1978), 'Máquina Mortífera' (1987) e 'Os Goonies' (1985).
Leia também: Quatro filmes clássicos para conhecer a carreira de Richard Donner
A informação foi confirmada ao site Deadline pela esposa do diretor, Lauren Shuler Donner, e seu empresário. A causa da morte não foi divulgada.
Veja também: Webstory | Como está o elenco de Os Goonies
O cineasta Steven Spielberg, que colaborou com Donner em 'Os Goonies', lamentou a morte do colega por meio de um pronunciamento divulgado pela Amblin Entertainment, sua produtora.
"Dick tinha um comando poderoso de seus filmes e era muito talentoso em diversos gêneros. Estar próximo dele era como andar com seu treinador favorito, seu professor mais inteligente, seu motivador mais feroz, seu amigo mais carinhoso, seu aliado mais leal, e - é claro -, o maior Goonie de todos", escreveu Spielberg.
"Não acredito que ele se foi, mas sua risada rouca e sincera vai ficar comigo para sempre", completou o cineasta.
Sean Astin, uma das estrelas mirins de 'Os Goonies', também se pronunciou nas redes sociais. "Richard Donner tinha a voz mais potente que você pode imaginar. Ele comandava atenção e ria como ninguém. Ele era divertidíssimo. O que eu percebia nele, aos 12 anos, era que ele se importava. Eu amo o quanto ele se importava", publicou o ator.
Donner iniciou sua carreira na televisão em 1960 e, ao longo da década seguinte, comandou episódios de programas consagrados como Além da Imaginação, Agente 86, Gilligan's Island e Perry Mason.
No cinema, dirigiu o clássico do terror 'A Profecia' (1976), 'Feitiço de Áquila' (1985), 'Os Fantasmas Contra Atacam' (1986), além das séries 'Máquina Mortífera' e 'Superman'. Seu último filme foi '16 Quadras', lançado em 2006.
REDES SOCIAIS