Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | A Profecia/Superman: O Filme/Os Goonies/Máquina Mortífera
Divulgação | A Profecia/Superman: O Filme/Os Goonies/Máquina Mortífera

Faleceu nesta segunda (5), aos 91 anos, o diretor Richard Donner. Com uma carreira extensa, que começou na televisão nos anos 60, o cineasta comandou clássicos de Hollywood e ganhou notoriedade por transitar por diversos gêneros, como terror, ação e aventura.

Leia também: Morre Richard Donner, diretor de 'Superman', 'Os Goonies' e 'Máquina Mortífera', aos 91 anos

'A Profecia' (1976) 

Primeiro grande filme de Donner nas telonas, 'A Profecia' se tornou um dos maiores clássicos do terror dos anos 70. O elenco traz o astro Gregory Peck (O Sol É Para Todos) na pele do embaixador Robert Thorn. Na trama, Thorn cria o pequeno Damien (Harvey Stephens) em meio a dúvidas cada vez maiores sobre a verdadeira natureza da criança. Indicado a dois Oscars e vencedor de uma estatueta, 'A Profecia' deu origem a uma série de sequências, um remake e uma série derivada, além de se consagrar com um dos exemplos mais famosos do subgênero de terror focado em "crianças demoníacas".

'Superman: O Filme' (1978) 

"Richard Donner não só me fez acreditar que um homem pode voar, mas também que personagens de quadrinhos podem ser levados às telonas com carinho, humor, humanidade, respeito e verossimilhança", publicou Kevin Feige, produtor dos filmes da Marvel Studios, sobre a morte do cineasta. Não à toa, o legado de Donner é evidente nos filmes de super-heróis que dominam as bilheterias há mais de uma década. Primeira adaptação de Superman para o cinema, o clássico eternizou Christopher Reeve no papel principal e trouxe astros como Marlon Brando e Gene Hackman em performances icônicas.

'Os Goonies' (1985) 

Clássico infanto-juvenil, 'Os Goonies' é uma aventura que marcou gerações. Produzido em parceria com Steven Spielberg e Chris Columbus, o longa conta a história de um grupo de amigos em busca de um tesouro perdido. Sean Astin, uma das estrelas mirins do filme, lamentou a morte de Donner nas redes sociais nesta segunda. "Richard Donner tinha a voz mais potente que você pode imaginar. Ele comandava atenção e ria como ninguém. Ele era divertidíssimo. O que eu percebia nele, aos 12 anos, era que ele se importava. Eu amo o quanto ele se importava", publicou o ator. 

Veja também: Webstory | Como está o elenco de Os Goonies

'Máquina Mortífera' (1987)  

Depois de deixar sua marca no terror, na aventura e na comédia, Donner ajudou a redefinir o gênero de ação com 'Máquina Mortífera'. Estrelando Mel Gibson e Danny Glover como uma dupla de policiais em Los Angeles, o filme foi indicado ao Oscar e deu origem a três sequências, além de uma série de TV lançada em 2016.