Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No #Provoca desta terça (13), o entrevistado é o ator e comediante Paulo Vieira. No bate-papo com Marcelo Tas, ele falou sobre sua relação com o humor, a arte e a cultura do Brasil. 

Paulo contou que descobriu seu talento como humorista ainda criança, quando fazia a mãe rir para amenizar suas crises de ansiedade. 

Depois de mencionar a prática de unir o riso à cura que existe em povos indígenas, ele falou mais sobre a cultura brasileira e a ausência de tradições dos povos originários em áreas como a sua, o humor. "Acho que o Brasil inventou o patriotismo internacional. É o primeiro lugar no mundo que inventou isso, um patriotismo que odeia o que é nacional e ama os Estados Unidos", afirmou. 

Leia também: "TV aberta é a grande experiência comum, social, do povo brasileiro", diz Paulo Vieira

"Esse amor a tudo que é de fora e esse ódio a tudo que é nosso, tudo isso só se resolve com educação e cultura", prosseguiu o convidado. 

O comediante falou, também, sobre seu projeto de abrir um museu chamado MATO - Museu de Arte do Tocantins, e explicou o significado por trás do nome: "Quando a arte for 'mato', a gente vai começar a ruminar coisa melhor. Quando a gente tiver o direito ao sonho, quando as crianças do Tocantins puderem ir a um museu e sonhar com arte, ampliar seus horizontes, poder sonhar ser outra coisa que não está ali, fácil de pegar, acho que a gente vai ruminar, talvez o amor ao próximo. Um país melhor, talvez."

Leia também: "Gordo não beija, não trepa, não transa, sobretudo o preto gordo": Paulo Vieira fala sobre racismo e gordofobia

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.