Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

1 - Yoga

A prática de Yoga é uma das mais conhecidas para aliviar a tensão e a ansiedade. Para fazer os exercícios, poucos elementos são necessários: Roupas confortáveis, um tapete e procurar um lugar sem barulho. O yoga é uma prática que usa a respiração e partes do corpo para reduzir a pressão sanguínea e regular a respiração, a ideia dos exercícios é conectar o corpo com a mente.

2 - Mindfulness

Mindfulness preza pelo equilíbrio da mente e do corpo para controlar os pensamento e ideias, que são causas constantes da ansiedade. O mindfulness “atenção plena” ajuda a concentração com o presente, com os sentimentos e sensações do momento. Os exercícios também usam a respiração para alcançar a meta de diminuir a ansiedade, prevenir depressão, ajuda a diminuir as distrações do cérebro e melhorar a cognição.

3 - Meditação Zazen

Zazen é uma prática budista, que surgiu no Japão. Com os olhos entreabertos e com postura correta, é possível ter a consciência das próprias percepções pela respiração. Segundo a filosofia, conhecer a si mesmo e controlar os pensamentos para evitar “fantasias” é uma das formas de controlar os sintomas da ansiedade.

Veja imagens: Webstorie: Seis métodos de meditação para acabar com ansiedade

4 - Meditação transcendental

Para fazer a meditação transcendental é preciso que a pessoa procure um orientador que tenha certificado. Os exercícios são feitos duas vezes por semana por cerca de 20 minutos com o estômago vazio. Diferente das outras técnicas, não utiliza concentração e nem controle de pensamentos.

Com a meditação transcendental é possível controlar a ansiedade, diminuir o estresse, reduzir a insônia e a raiva, além de melhorar a memória e a criatividade.

5 -Vipassana

A técnica é budista-indiana que preza pelo autoconhecimento e auto observação do corpo. Os exercícios são por meio do controle da respiração e da postura ereta. A interconexão entre a mente e o corpo, ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade, já que ajuda na concentração profunda e na observação das sensações do corpo.

6 - Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa. Com os movimentos da meditação chamados yin e yang (como se estivesse abraçando uma bola), a inspiração e expiração e recolhimento do corpo, é possível melhorar a concentração e diminuir a ansiedade. Além de melhorar estes sintomas, a prática ajuda na flexibilidade do corpo, diminui o estresse e ajuda a concentração mental.