Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No #Provoca desta terça (24), o ex-ministro da Educação, cientista político e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, falou sobre a importância do hábito da leitura.

"Hoje, a proporção de analfabetos é pequena, mas você tem muita gente alfabetizada e que não tem o hábito de leitura. Então, na prática, você acaba tendo o analfabetismo funcional [...] e a prática de leitura é rara. Como você vai desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questionou o especialista. 

Leia também: "É uma renúncia ao futuro": Renato Janine Ribeiro comenta 'fuga de cérebros' do Brasil

Janine também relacionou o problema à disseminação de desinformação, principalmente pelas vias digitais. "Isso também favorece as fake news, que é um nome bonito para designar o que se chama mentira. Então, a pessoa recebe aqui no celular dela, no WhatsApp, um vídeo. E ela acredita numa bobagem tremenda porque ela não se informa, não vê jornal, não lê livro, não aprende a criticar", continuou. 

Segundo o entrevistado, uma das ferramentas para aprimorar a educação no Brasil é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, implantado em 2007. "[O IDEB] foi mostrando que estava melhorando o ensino fundamental I, II, médio, e foi indicando quais as boas práticas para melhorar. Hoje, você tem um conhecimento bastante razoável do que se precisa fazer para ter uma educação pública básica. [...] Aí está o decisivo para o futuro dessas pessoas", concluiu. 

Leia também: "Uma grande mentira", diz Renato Janine Ribeiro sobre 'ideologia de gênero' e Escola Sem Partido

Renato Janine Ribeiro é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.