Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Beatriz Girão/TV Cultura
Beatriz Girão/TV Cultura

Entrevistado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (24), Renato Janine Ribeiro comentou a situação da pesquisa científica no Brasil e o fenômeno da chamada 'fuga de cérebros', ou brain drain, em inglês. 

"Esse é um problema relativamente novo. O Brasil, ao contrário da Argentina e da Índia, comparando um parceiro nosso de Mercosul e um parceiro nosso de BRICS, o Brasil tem uma tradição de pequena fuga de cérebros. Esses outros países que mencionei tem muita evasão de cérebros. [...] Agora está havendo [no Brasil]", analisou o especialista.

Leia também: "Como você vai desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questiona Renato Janine Ribeiro

Ele argumenta que a falta de financiamento à ciência é um dos fatores que levam jovens pesquisadores brasileiros a deixar o país. "Os jovens não veem futuro. Você faz um mestrado, um doutorado, de repente não tem mais bolsa. Ou o laboratório que você trabalha não tem reagentes, ou vão parar o supercomputador Tupã, ou não há livros na biblioteca em que você vai pesquisar", continuou. 

"Todos nós fomos formados pelo Brasil com muito custo, muito amor, muita dedicação. E você entrega uma pessoa dessas pronta para um laboratório de um país rico onde ela vai estalar o dedo e consegue o equipamento que ela quer. Quer dizer, é uma renúncia ao futuro que estamos fazendo com isso. Em vez da gente exportar produtos que têm inteligência embutida, estamos dando de presente inteligência em estado bruto, inteligência pura para ser utilizada fora", completou.

Veja o trecho:





Leia também: "Uma grande mentira", diz Renato Janine Ribeiro sobre 'ideologia de gênero' e Escola Sem Partido

Renato Janine Ribeiro é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.