Entrevistada por Marcelo Tas no #Provoca desta terça (31), a psicanalista Regina Navarro Lins falou sobre relacionamentos, afeto e sexualidade.
"Acho que o sexo é um aprendizado. O sexo só é natural para a procriação, mas para o prazer, você tem que aprender. Numa sociedade e uma cultura tão repressora da sexualidade, muito pouca gente aproveita do sexo o que poderia", afirmou a especialista.
Leia também: Regina Navarro Lins: "A pílula é um marco, uma ruptura na história da humanidade"
Para discutir a influência de ideias do passado sobre sexualidade na sociedade de hoje, ela citou a histórica repressão feminina e a visão negativa de temas como masturbação e homossexualidade que era comum nos séculos 18 e 19, inclusive no campo científico.
"O século 19 repercute no século 20. Em meados do século 20, havia uma repressão sexual muito forte, aquele 'american way of life' depois da guerra. Isso afeta as pessoas, as mulheres ainda foram muito reprimidas. Poucas conhecem seu corpo, poucas têm liberdade de dizer para o parceiro as formas, o jeito, a posição que dá mais prazer", continuou.
Leia também: "Casamento é onde menos se faz sexo", diz Regina Navarro Lins no #Provoca
"A mulher foi educada a corresponder a expectativa do homem, nunca frustar o homem. Um número imenso finge orgasmo", completou a convidada.
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS