Convidada de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (31), a psicanalista Regina Navarro Lins falou sobre relacionamentos amorosos e as percepções da sociedade sobre amor e sexo.
"Casamento é onde menos se faz sexo. Ninguém fala nisso, nunca vi ninguém discutindo isso na televisão, mas é uma realidade. É uma coisa impressionante", afirmou a entrevistada.
Leia também: Regina Navarro Lins: "A pílula é um marco, uma ruptura na história da humanidade"
Segundo ela, esse tabu existe para manter uma "fantasia" a respeito do casamento: "O responsável por essa questão, como por outras tantas questões difíceis, é o modelo de casamento que se vive na nossa cultura. Esse modelo que todo mundo tenta se enquadrar, porque vê a mãe vivendo, a irmã, a tia e tal, não funciona, não vai funcionar nunca", defendeu a especialista.
"É um modelo calcado no controle, na possessividade, no ciúme e no desrespeito à individualidade do outro. E agora a gente está vendo surgir novas formas de amar, exatamente porque o amor romântico está saindo de cena e levando com ele a exigência de exclusividade. Então, está se abrindo um espaço para poliamor, relações livres, amor a três. E eu acredito que daqui algumas décadas muito menos pessoas vão querer se fechar numa relação a dois e mais gente vai optar por relações com mais pessoas", continuou.
Leia também: "Sexo só é natural para procriação; para o prazer, tem que aprender", diz Regina Navarro Lins
Assista ao trecho completo:
Ainda sobre as chamadas novas formas de amar, tema central de um dos livros da convidada, ela discorreu sobre o ciúme cmo obstáculo para relações mais livres: "O ciúme é uma coisa muito ruim para as pessoas, muito ruim para a relação. E tem gente que diz assim: 'ah, um pouquinho só'. Não, nem um pouquinho! Uma cara emburrada pode estragar um fim de semana inteiro. Eu acho que ciúme não tem que ter espaço".
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS