A TV Cultura transmite, às 15h30 deste domingo (5), o documentário “BR acima de Tudo”. A produção audiovisual, inédita na televisão aberta, vai ao ar na data em que é comemorado o Dia da Amazônia.
O documentário destaca o abismo entre diferentes pessoas que vivem na mesma terra, o norte do Pará. O local tem um dos maiores blocos de proteção às florestas em todo o planeta.
Com a mesma área que todo o Reino Unido, a Floresta Amazônica e seus povos são o tema central do filme documental. Indígenas, quilombolas, pecuaristas e empresários falam, ao seu modo de olhar, sobre as consequências da possível expansão da BR-163 no território.
Leia mais: Fiocruz anuncia que ficará duas semanas sem entregar vacinas ao PNI
Fora de casa, seleção brasileira vence o Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo
Gerado ainda na Ditadura Militar, o projeto paira como uma sombra sobre as pessoas que dependem da região. No entanto, o documentário frisa os povos presentes na região, e não a estrada.
A produção, dirigida por Fred Rahal Mauro, foi indicada a três premiações: Amazonia and Caribbean International Documentary Film Festival (FIFAC), Festival International du Film d’Environnement FReDD e 3º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense.
REDES SOCIAIS