Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/YouTube/Roda Viva
Reprodução/YouTube/Roda Viva

Em setembro de 1986, ia ao ar a primeira edição do Roda Viva na TV Cultura. Ao longo de seus 35 anos, a atração recebeu diversas figuras de destaque nos cenários político, artístico e intelectual brasileiro. Para celebrar este marco, selecionamos 10 filósofos que passaram pelo programa. Confira a seguir!

Leia mais: Webstory: Relembre 10 filósofos que passaram pelo Roda Viva

1. José Arthur Giannotti

O filósofo José Arthur Giannotti participou de três edições do Roda Viva. Em 1996, ele destacou o papel da Filosofia na sociedade contemporânea. No programa de 2012, fez uma leitura da situação política do Brasil na época. Já em 2018, ano de eleições presidenciais, analisou os resultados do segundo turno e mencionou os desafios a serem enfrentados pelo novo governo.

2. Noam Chomsky

Em 1996, o filósofo, sociólogo e linguista norte-americano Noam Chomsky participou do Roda Viva. Um dos mais importantes pensadores do último século, ele fez uma análise de conflitos ocorridos no período, revelou suas perspectivas para o futuro da comunidade judaica e comentou sobre os impactos da globalização nos modelos de organização da sociedade.

3. Marilena Chaui

Filósofa especializada em Baruch Espinoza, Marilena Chaui esteve no centro do Roda Viva em maio de 1999. Na edição, ela explicou o conceito de verdade do ponto de vista da Filosofia, tratou da relação entre a atividade intelectual e a política e discutiu o ensino filosófico nas universidades brasileiras.

4. Slavoj Žižek

O filósofo e escritor Slavoj Žižek passou pelo Roda Viva em 2013. Autor de ‘Menos que Nada: Hegel e a Sombra do Materialismo Dialético’, ele discorreu sobre a filosofia contemporânea, fez observações a respeito da política global e compartilhou suas expectativas acerca da atuação da esquerda.

5. Luiz Felipe Pondé

Apresentador do programa Linhas Cruzadas, exibido pela TV Cultura, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé foi entrevistado no Roda Viva em 2016 e 2019. Na primeira ocasião, ele debateu temas como religião, política, história e redes sociais. Em sua participação mais recente, ao lado de Leandro Karnal e Mario Sergio Cortella, comentou as reflexões presentes na obra ‘Felicidade: Modos de Usar’.

6. Mario Sergio Cortella

Além de responder, em 2019, a questões referentes ao livro ‘Felicidade: Modos de Usar’, do qual é coautor, Mario Sergio Cortella esteve no centro do Roda Viva em 2016. Filósofo, professor e escritor, ele colocou em debate no programa temáticas como ética e democracia, além de tratar de religião e política.

7. Yuval Noah Harari

Autor de ‘Sapiens, Uma Breve História da Humanidade’ e ‘21 Lições para o Século 21’, o filósofo e historiador israelense Yuval Harari foi entrevistado em 2019, em uma edição internacional do Roda Viva. Ele discutiu o desenvolvimento e a ascensão das tecnologias na sociedade, demonstrando preocupação com o que chama de ‘ditadura digital’, e discorreu sobre nacionalismo, preconceito e religião.

8. Silvio Almeida

Em 2020, o Roda Viva recebeu o filósofo, jurista e professor Silvio Almeida. Presidente do Instituto Luiz Gama e autor de ‘Racismo Estrutural’, ele analisou o movimento negro no Brasil e no mundo e os efeitos da discriminação racial na economia e para a formação da ‘necropolítica’, conceito desenvolvido pelo filósofo Achille Mbembe.

9. Djamila Ribeiro

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro participou do Roda Viva em 2020. Considerada, no ano anterior, uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC, ela levantou debates sobre colorismo, grupos identitários, opressão social, vivência da mulher negra e feminismo, além de comentar a linguagem didática tratada em sua obra ‘Pequeno Manual Antirracista’.

10. Ailton Krenak

Filósofo, escritor, poeta, jornalista e ambientalista, Ailton Krenak esteve no centro do Roda Viva em 2021. Ele tratou dos efeitos da pandemia nas comunidades indígenas, da relação da sociedade urbana com a natureza, da gestão do Ministério do Meio Ambiente, na época presidida por Ricardo Salles.