Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Em meio ao isolamento social, a saudade de conhecer novos lugares e culturas é constante. Não apenas para emergir em uma aventura, mas também para refletir sobre a vida, muitas vezes, precisamos de uma válvula de escape. Os livros são excelentes companhias nesse quesito.

Para vivenciar o mundo, é possível escolher a literatura pelo local em que a história é ambientada. Conheça abaixo cinco livros de países variados.

1 – Brasil: "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector

O romance de um dos grandes nomes da literatura brasileira narra a história de Macabéa, uma datilógrafa alagoana que migra para o Rio de Janeiro. Um escritor fictício chamado de Rodrigo S.M. é a voz narrativa desta trama. Com a escrita autentica e intimista, Clarice Lispector trata de questões filosóficas sobre a existência humana.

2 – Estados Unidos e Nigéria: "Americanah", de Chimamanda Ngozi Adichie

Neste romance, amor e imigração são temas centrais para a protagonista. Acompanhando a vida de Ifemelu, compreendemos a situação política de Lagos, Nigéria, em 1990 e a mudança para os Estados Unidos na perspectiva de uma mulher negra.

Veja imagens: Webstory: Cinco livros para desbravar o mundo

3 – Itália: Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante

A misteriosa escritora italiana, que nunca mostrou o seu rosto, é um fenômeno literário. Por meio da história das amigas Lenu e Lina, da infância até a velhice, a ambientação acontece na Nápoles da década de 1950. O conjunto de quatro livros narra os obstáculos e mudanças de vida entre as duas mulheres e debate os laços da amizade.

4 – Inglaterra: "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf

Em um único dia da vida da protagonista Clarissa Dalloway, as ruas de Londres dos anos 1920 são descritas em meio aos cuidados dos preparativos para festa que acontecerá na noite do mesmo dia. As palavras cuidadosas de Woolf criam o pioneirismo do fluxo de consciência em uma personagem.

5 – Macondo (universo fictício): "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez

Se é necessário fugir da realidade por completo, um universo totalmente fictício é a melhor opção. Nas mãos do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, as diversas gerações da família Buendía são narradas com um imaginário fértil que consagrou o escritor colombiano.