Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Mariana Carvalho
Mariana Carvalho

No #Provoca desta terça (26), Marcelo Tas entrevista Daiara Tukano, da tribo Tukano. Daiara é autora do maior mural já produzido por uma artista indígena do mundo e destaque na 34ª Bienal de São Paulo. O programa inédito vai ao ar às 22h, na TV Culturasite oficial da emissora e canal do programa no YouTube. 

Na edição, a muralista conta que muitas pessoas perguntam como é "caminhar entre dois mundos", o indígena e não-indígena, como se fossem mundos diferentes. "Talvez possam ser pontos de vistas e abordagens diferentes, mas a gente está no mesmo planeta, na mesma canoa, mesmo tempo. É um desafio histórico que a gente possa reavaliar nossas vivências, traumas, paradigmas - de história, de identidade, de cultura - para repensar quem somos e, quem nós somos, não é só repensar o Brasil, se é branco, índio ou preto, é repensar nossa relação com o mundo", diz.

Tukano também fala sobre o racismo contra os indígenas. "No Brasil, até 1979, os indígenas eram considerados incapazes, não eram nem cidadãos. Foi tão demorado ser reconhecido como ser humano, depois como cidadão, e agora como qualquer coisa, cientista, artista, professor... O nível do racismo contra os povos indígenas no Brasil é grotesco, estúpido e absolutamente descabido".

Assista à edição da última terça, que recebeu Gabriel o Pensador: