Chega ao Brasil exposição que celebra os 500 anos de Rafael Sanzio
Exposição acontece no Museu de Arte Brasileira da FAAP e traz experiência multimídia ao espectador
27/10/2021 15h33
Depois de passar pelo México, Itália, Áustria e Chile, a exposição em homenagem aos 500 anos do renascentista Rafaello Sanzio - comumente referido apenas como "Rafael" - chega ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Rafael é um ícone do movimento renascentista, que surgiu na Itália durante o século XV. Se desprendendo dos pensamentos teocêntricos medievais, a Renascença trouxe transformações importantes nos âmbitos artísticos, culturais e científicos.
Durante o período, foram desenvolvidas novas técnicas de pintura e escultura, como as noções de perspectiva, luz e sombra e a tinta à óleo. Ao lado de Rafael, outros grandes nomes do Renascimento deixaram sua marca, como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Giotto.
Leia mais: Maestro Letieres Leite morre aos 61 anos nesta quarta-feira (27)
Durante o século XVI, o papa Júlio II pediu a Sanzio que decorasse as salas do Vaticano. Assim, surgiram os grandiosos afrescos do pintor, conhecidos até hoje como uma das principais obras renascentistas.
A exposição na FAAP é, também, uma experiência multimídia, já que as obras originais estão projetadas em telões, possibilitando o olhar minucioso do espectador. De acordo com a diretora do museu, Fernanda Celidônio, essa tecnologia possibilita ver as pinturas "com perfeição e sem distorção, descobrindo detalhes que não veríamos de outra maneira."
A exposição é de graça, mas para visitar é preciso fazer um agendamento prévio pela internet, nesse link. Fica em cartaz a partir dessa quarta-feira (27), até o dia 12 de dezembro.
Veja reportagem completa:
Leia também: TV Cultura produz documentário inédito sobre a despoluição do Rio Pinheiros
REDES SOCIAIS