Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Raphael - The Complete Works
Raphael - The Complete Works

Depois de passar pelo México, Itália, Áustria e Chile, a exposição em homenagem aos 500 anos do renascentista Rafaello Sanzio - comumente referido apenas como "Rafael" - chega ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). 

Rafael é um ícone do movimento renascentista, que surgiu na Itália durante o século XV. Se desprendendo dos pensamentos teocêntricos medievais, a Renascença trouxe transformações importantes nos âmbitos artísticos, culturais e científicos. 

Durante o período, foram desenvolvidas novas técnicas de pintura e escultura, como as noções de perspectiva, luz e sombra e a tinta à óleo. Ao lado de Rafael, outros grandes nomes do Renascimento deixaram sua marca, como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Giotto. 

Leia mais: Maestro Letieres Leite morre aos 61 anos nesta quarta-feira (27)

Durante o século XVI, o papa Júlio II pediu a Sanzio que decorasse as salas do Vaticano. Assim, surgiram os grandiosos afrescos do pintor, conhecidos até hoje como uma das principais obras renascentistas. 

A exposição na FAAP é, também, uma experiência multimídia, já que as obras originais estão projetadas em telões, possibilitando o olhar minucioso do espectador. De acordo com a diretora do museu, Fernanda Celidônio, essa tecnologia possibilita ver as pinturas "com perfeição e sem distorção, descobrindo detalhes que não veríamos de outra maneira."

A exposição é de graça, mas para visitar é preciso fazer um agendamento prévio pela internet, nesse link. Fica em cartaz a partir dessa quarta-feira (27), até o dia 12 de dezembro. 

Veja reportagem completa: 


Leia também: TV Cultura produz documentário inédito sobre a despoluição do Rio Pinheiros