Entretenimento

No #Provoca, Jacques Stifelman fala sobre relação entre mães e a psicanálise

O psiquiatra e psicanalista explicou a importância da maternidade para a formação e os relacionamentos sociais


09/11/2021 22h43

Em entrevista a Marcelo Tas no #Provoca desta terça-feira (9), o psiquiatra e psicanalista Jacques Stifelman falou sobre a relação entre as mães, a psicanálise e a formação social das pessoas.

“Quem entrou com isso foi a psicanalista Melanie Klein. Ela começou com jogos com crianças muito pequenas e começou a ver o mundo mental delas. Ela disse que o ego se consolidava dentro do primeiro ano de vida. E aí que entra a mãe. Se a criança tem medo, ela não sabe que tem medo, se ela tem fome, ela não sabe que tem fome, então ela tem um temor à aniquilação e chora. A mãe ouve e vai ler aquilo. O que que a mãe faz? Ela pega aquela angústia e dá o leite”, explicou.

Leia Também: “Perda de memória na pandemia pode estar associada à desorientação no tempo e espaço”, diz Jacques Stifelman

Stifelman também comentou que o egocentrismo também tem relação com a forma do relacionamento materno. “Tem mães, muito raramente, que ouvem a criança chorar e vão tomar um copo de leite na geladeira. Ou seja, ela ouviu o galo cantar mas não sabe aonde. São aquelas pessoas que a gente conta alguma coisa e elas não ouvem, já contam as histórias delas”, disse.

Confira o Trecho:



Assista ao programa na íntegra:


Leia Também: Psicanalista Jacques Stifelman diz que Brasil não está maduro para debate sobre uso medicinal de psicodélicos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia