Mês da Consciência Negra: Escola Porto Iracema das Artes tem programação especial com apresentações artísticas
A partir desta quarta-feira (17), show com o grupo de rap S.E.P. 85, análise do filme “Cabeça de Nêgo” com a presença do diretor e espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro” são algumas das ações
16/11/2021 18h37
No mês da consciência negra, marcado oficialmente pelo dia 20 de novembro, uma programação especial será realizada pela Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Assim como em anos anteriores, a escola promove apresentações artísticas, debates e masterclasses. Todas as ações são gratuitas e a maior parte dos eventos será presencial, abertas ao público.
O grupo de rap S.E.P. 85 – Subconsciente em Pauta, que integrou o Laboratório de Música em 2020, abre a programação nesta quarta-feira (17), com um show no pátio da escola. A apresentação tem início às 18h e os artistas trazem para o palco as músicas do álbum 'Do dialeto ao dia lento', inteiramente produzido no Lab, com a tutoria do DJ do Racionais MC’s, KL Jay. O coletivo é formado por Big Léo, Catatau e Caio Plock.
Já no dia 19, sexta-feira, o local recebe o diretor e roteirista de 'Cabeça de Nêgo', Déo Cardoso, no projeto 'Anatomia do Filme'. O filme aclamado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e sucesso nos cinemas comerciais, será “dissecado”, cena a cena. O evento será realizado no pátio a partir das 19h. A mediação será dos coordenadores Lis Paim e Isaac Pipano.
No sábado, 20 de novembro, quando se celebra oficialmente o Dia da Consciência Negra, o Coletivo Yabás traz o espetáculo 'Encantarias de Um Boi Juremeiro', desenvolvido na última edição do Laboratório de Teatro em 2020, com tutoria de Cibele Mateus. A apresentação acontece a partir das 17h, na rua em frente à escola.
Leia Também: Feira Preta 2021 conta com a presença de Emicida, Taís Araújo e Péricles
Logo depois, a partir das 18h, a Porto Iracema recebe a masterclass “Dia da Consciência Negra”, na 8ª edição do Festival Concreto, com o artista visual Onesto (SP) e o escritor Eduardo Africano, que fará sessão de autógrafos do livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”. O evento será no auditório.
Na penúltima semana de novembro, a programação do Mês da Consciência Negra na Escola continua. No dia 23, terça-feira, a fotógrafa, professora e pesquisadora Tamara Lopes realiza a aula aberta “O protagonismo negro na fotografia”, com transmissão pelo Youtube da Escola. A live começa às 18h e propõe analisar a produção imagética vigente e apresentar o trabalho de artistas negros que tiveram como mote para seu percurso artístico a diáspora africana.
Na quinta-feira, dia 25 de novembro, no pátio da escola, acontece o Sarau de Saberes no encerramento do Percurso Básico de Teatro. O evento será com o Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda, da Escola Municipal Maria Dolores Petrola de Melo Jorge, do bairro Granja Lisboa. Além dos artistas convidados, alunes e professores também participam. A apresentação acontece a partir das 14h. Em diálogo com os estudos da decolonidade, as reflexões sobre a formação artística e o espaço pedagógico a partir dos territórios de cada pessoa envolvida — motes desta edição do curso –, o sarau acontece de forma livre onde as pessoas presentes podem fazer apresentações no momento do “microfone aberto”.
Também no Youtube da Escola, o Coletivo Yabás participa no dia 25, de mais uma edição do “Anatomias do Espetáculo”, sobre o trabalho “Encantarias de Um Boi Juremeiro”. A live acontece a partir das 19h e os artistas vão “dissecar” todo o processo de criação e produção do espetáculo.
Leia Também: Museu da Língua Portuguesa promove visitas educativas presenciais
REDES SOCIAIS