Os prefeitos Ricardo Nunes (MDB) e Eduardo Paes (DEM) anunciaram em conjunto que os desfiles de Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro foram adiados para o feriado de Tiradentes, em abril.
Nunes e Paes fizeram uma reunião virtual junto com os secretários da Saúde de cada capital e decidiram pela mudança de data devido ao avanço da variante ômicron, que vem fazendo com o que o Brasil bata recorde de novos casos de Covid-19.
Nesta semana, a média móvel foi de 117 mil testes positivos por dia, maior desde o começo da pandemia. Além disso, na última quarta-feira (19), o país registrou mais de 200 mil novos casos em 24h pela primeira vez.
Leia mais: Brasil ultrapassa marca de 200 mil novos casos de Covid-19 em um único dia
Segundo o prefeito de São Paulo, a decisão partiu da Saúde, que avaliou inviável a realização de eventos previstos para fevereiro.
Os blocos de rua já haviam sido cancelados em ambas as capitais e seguem suspensos. Segundo o secretário de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, o desfile no sambódromo e o carnaval de rua são coisas “completamente distintas”, pela dificuldade em controlar o número de pessoas e seguir os protocolos sanitários em bloquinhos.
Leia também: Prefeitura do Rio de Janeiro cancela blocos de rua no Carnaval ; Cerca de 250 blocos de rua descartam participação em Carnaval de São Paulo
O feriado prolongado de tiradentes começa no dia 21 de abril, uma quinta-feira.
REDES SOCIAIS