"No Brasil, 85% das pessoas presas injustamente são negras", revela a advogada Fayda Belo
Dado chocante foi exposto durante entrevista a Marcelo Tas no Provoca
22/02/2022 22h15
No #Provoca desta terça-feira (22), Marcelo Tas recebeu a advogada criminalista Fayda Belo. Educação, comunidade LGBTQIA+, violência doméstica, redes sociais e questões relacionadas à infância da criminalista foram os assuntos debatidos no programa.
A pergunta de um internauta trouxe o tema o encarceramento em pauta. Fayda criticou a quantidade de presos no país e atribuiu o racismo como principal motivo para o Brasil ser a terceira nação no mundo com maior população carcerária.
“É uma triste ilusão achar que os presídios estão lotados. Os presídios estão lotados de miseráveis e jovens pretos. A grande massa, que pratica crimes horrorosos estão nas suas casas, nos seus iates e dentro das empresas”, criticou.
Para provar o seu ponto de vista, a advogada expões um dado chocante: 85% das pessoas que foram presas injustamente são negras. Esses números são baseados em processos já encerrados e que a inocência da pessoa foi comprovada.
Leia também: Justiça aceita denúncia e três acusados viram réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe
“O Brasil precisa avançar muito ao que tange o racismo. O racismo, aqui no Brasil, vem de uma estrutura, fazendo com que o preto fique em um lugar ladrão ou empregado”, disse.
Assista ao trecho completo:
Fayda acumula mais de 800 mil seguidores no Tik Tok e fala sobre código penal de forma simples e clara.
Assista ao programa completo:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS