“Políticas que enfrentam a violência contra a mulher não alcançam as mulheres pretas”, critica advogada
Fayda Belo foi a entrevistada do #Provoca e mostrou os erros das políticas públicas voltadas para enfrentar a violência contra a mulher
22/02/2022 22h30
No #Provoca desta terça-feira (22), Marcelo Tas recebeu a advogada criminalista Fayda Belo. Educação, comunidade LGBTQIA+, violência doméstica, redes sociais e questões relacionadas à infância da criminalista foram os assuntos debatidos no programa.
Durante a entrevista, Tas trouxe dados do Atlas da Violência do Brasil de 2021 e mostrou que 66% das mulheres assassinadas no Brasil são negras. Fayda não mediu palavras e criticou quem cria as políticas públicas para combater o feminicídio, porque elas não alcançam as mulheres negras.
Leia também: "No Brasil, 85% das pessoas presas injustamente são negras", revela a advogada Fayda Belo
“Note que no último ano, o crime contra as mulheres brancas diminuiu, e contra as negras aumentou. Isso me mostra que a mesa que pensa a política pública que vai combater a violência, ela não está incluindo o recorte racial porque essa mesa é branca. Enquanto não for incluído um recorte racial, a realidade vai continuar assim. É preciso enegrecer o debate, né, Marcelo?”, afirmou.
Assista ao trecho completo:
Fayda acumula mais de 800 mil seguidores no Tik Tok e fala sobre código penal de forma simples e clara.
Assista ao programa completo:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS