“A música brasileira é um sistema poderoso e deve muito à cultura negra”, afirma José Miguel Wisnik
Cantor conversou sobre música e cultura brasileira com Marcelo Tas no Provoca
29/03/2022 22h35
José Miguel Wisnik foi o convidado do Provoca desta terça-feira (29). Comandado por Marcelo Tas, o músico, compositor e professor sênior de Literatura Brasileira na USP falou sobre música, arte, literatura e a vida.
Ao longo da conversa, Tas quis saber o segredo da música popular brasileira. Na visão de Wisnik, a mistura de gêneros e o talento dos artistas brasileiros são as chaves para o sucesso. Mas a fonte da maioria dos produtores e dos estilos, segundo o músico, é o candomblé.
Leia também: Anitta celebra aniversário com viagem espontânea para a Tailândia
“Uma coisa que tem se mostrado ultimamente é que nos toques do candomblé estão todas as matrizes rítmicas dessas músicas todas. Ou seja, nas músicas do candomblé estão contidos verdadeiros códigos de um pensamento rítmico”, explicou.
Ao longo da sua explicação, ele deu exemplos de gêneros músicas que possuem tipo de influência do candomblé. Citou o samba e também o funk carioca.
"A música brasileira é um sistema poderoso que deve imensamente quase tudo às músicas afro-brasileiras", concluiu.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS