Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Miguel Rocha
Foto: Miguel Rocha

Fenômeno mundial das HQs, desenhos animados, séries de TV e cinema, o Homem Morcego agora tem a chance de fazer sucesso nas plataformas de podcast. 'Batman: Despertar', áudio série que estreia no Spotify no dia 3 de maio, traz uma nova visão sobre o vigilante da DC Comics e o mundo do crime que atormenta constantemente a cidade de Gotham City.

O encarregado da voz de Bruce Wayne/Batman na versão nacional dessa produção é o ator Rocco Pitanga. Em evento de divulgação da série nesta quinta-feira (28), a encarnação brasileira do Homem Morcego contou que passou por um trabalho intenso para atingir o tom de voz necessário para o herói dos quadrinhos, além de receber ajuda das duas filhas. O ator disse que ficou muito empolgado ao conseguir o papel. "Foi um misto de sensações. Alegria e ansiedade. O Batman é um dos pilares da Liga da Justiça, um dos personagens mais completos. Foi muito gostoso poder estar ali", revela.

Diferente de produções mais convencionais do "Morcegão", 'Batman: Despertar' transporta o ouvinte para uma Gotham City onde o status quo de alguns personagens é bem diferente do habitual. O protagonista Bruce Wayne, por exemplo, é um patologista forense ao invés do empresário playboy que o público se acostumou a acompanhar. A obra original é escrita por David S. Goyer, o mesmo roteirista da triologia de filmes do super-herói dirigidos por Christopher Nolan.

Leia Também: Entenda o novo universo Marvel

O primeiro Bruce Wayne negro

Além da responsabilidade de interpretar um ícone da cultura pop mundial como o Batman, Rocco Pitanga também se tornou o primeiro Bruce Wayne negro. Na realidade, toda a família Wayne é uma família preta, já que Adriana Lessa dá voz para Martha Wayne, enquanto Nill Marcondes faz o papel de Thomas Wayne.

"Trazer um Batman negro ajuda no empoderamento e na autoestima. Por que não um Batman negro? É um personagem que luta para defender o coletivo da humanidade, então trazer o Batman, quebrando esse lugar esteriotipado do homem negro, é um grande passo. É uma responsabilidade grande, um momento em que estou representando muita gente, não posso errar", afirma Rocco.

Foto: Miguel Rocha


Ao falar de sua preparação para viver o vigilante preferido de Gotham, o ator revelou que maratonou diversos filmes e séries do Batman para entrar no clima e ressaltou a importância do trabalho do diretor Daniel Rezende e da co-diretora Marina Santana na construção da caracterização. "Me doei muito para o personagem, não querendo ultrapassar o que estava sendo pedido. Isso é muito gostoso também, quando você aceita o desafio sem nenhum tipo de ego. Estar disponível para a troca talvez tenha sido a minha assinatura", comenta o ator.

A produção também conta com diversos nomes consagrados do audiovisual brasileiro. Fazem parte do elenco nomes como Tainá Müller (Barbara Gordon), Augusto Madeira (Charada) e Camila Pitanga (Kell), irmã de Rocco. A série, inclusive, é o primeiro trabalho em que os dois irmãos contracenam juntos. "Estou muito orgulhosa de estar vendo ele como protagonista. É um grande ator que eu acompanho toda carreira. Ele personificou o Batman de uma maneira... Ele tem um sintetizador na voz dele que ele desenvolveu, um tom metálico", diz a atriz.


Cenas de ação em uma áudio série?

O elenco principal chamou atenção para a dificuldade de produzir cenas de ação e outros momentos frenéticos da produção apenas pela fala. "Alí vale qualquer coisa justamente pra passar a imagem pela voz. Não existe olhar para ajudar, não existe nada, é tudo na voz", comenta Tainá Müller.

"As cenas de ação são as mais difíceis porque a gente tem um microfone e não podemos sair da frente dele" explica Rocco.

Leia Também: "Avatar 2" ganha título oficial durante a CinemaCon