Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Provoca desta terça-feira (14) recebe o designer e estilista Ronaldo Fraga, um dos principais nomes da moda no Brasil. Durante a conversa, eles conversaram sobre moda, política e o passado do artista

 A história do estilista se mistura com a da própria moda aqui no Brasil. O primeiro curso da área em uma instituição de ensino foi na Universidade Federal de Minas Gerais, onde Fraga se formou. E ele revela que o pioneirismo também trouxe algumas carências.

“Naquela ocasião, por volta dos anos 1980 e 90, não havia nem professor para dar aula. Não existia formação de moda no Brasil. Os professores que eu tinha davam aulas na Belas Artes”, contou.

Fraga também contou que fez curso de moda no Senac e trabalhou em lojas de tecido durante sua juventude. Mas garantiu que não foi fácil conseguir o diploma.

Leia também: “Quem manda no Brasil é o centrão, presidente não manda merda nenhuma”, ataca Ronaldo Fraga

“Eu fui escondido fazer o curso. Eu tinha 15 anos e era final da Ditadura Militar. Meu grupo de amigos só lia literatura política, e eu fazendo curso de desenho de moda com um monte de senhorinha com cabelo lilás, costureiras e travestis”, disse.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: