Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Pexels
Reprodução/ Pexels

Muitos influenciadores deram um tempo das redes sociais, palcos ou canais do Youtube após estourarem e se tornarem sensação nas plataformas. Em boa parte deles, a justificativa era a mesma: "Preciso parar um pouco".

Com o surgimento dos influenciadores digitais, surgiu também a economia criativa, na qual o influenciador precisa sempre criar novos conteúdos e ideias para manter e aumentar o número de seguidores nas redes sociais, vivendo com a insegurança de não conseguir prever o que terá ou não sucesso.

Por consequência, estes profissionais estendem sua jornada de trabalho e aumentam o sentimento de competitividade, piorando as relações de trabalho e afetando com o passar do tempo a sua qualidade de vida.

O humorista “Esse Menino”, que ficou conhecido pelo vídeo da “pifaizer”, anunciou ano passado que tiraria “férias, sem tempo certo para acabar”. Na época, ele contou que sofre com depressão e ansiedade e afirmou que investiu em tratamentos psiquiátricos com o primeiro cachê que recebeu após seu vídeo viralizar.

Em 2016, a influenciadora digital Kéfera Buchmann anunciou uma pausa na produção de vídeos para o seu canal, 5incominutos, por tempo indeterminado.

"Sucesso, fama e inscritos é tudo muito legal, mas a vida é mais que isso. E uma vez que a vida é mais do que isso, eu preciso focar nela. Não se sintam abandonados e tentem entender a minha ausência. Ela tem um motivo e está precisando acontecer”, disse.

Kéfera focou na carreira de atriz. Há um mês, a atriz publicou um novo vídeo no canal afirmando que vai contar sobre sua trajetória e momentos da carreira no teatro.

Em 2019, a influencer Bruna Unzueta fez um desabafo em seu perfil no Instagram com uma mensagem que recebeu de uma seguidora afirmando ser uma “crítica construtiva”.

"Você tem o rosto lindo. Você ficaria tão mais bonita mais magra", afirmava a mensagem.

E por essas mensagens que recebia em suas redes sociais, a influencer foi diagnosticada com depressão atípica.

"Meu quadro é bem forte, mas estou sendo tratada e medicada, e estou me sentindo muito, mas muito bem. Tem melhorado muito, tem me ajudado em tudo, no meu trabalho, na minha vida pessoal, na minha vida amorosa, na minha vida com minha família", contou ela época.

Em dezembro de 2021, o humorista Whindersson Nunes fez uma pausa em seus shows após sua turnê “Isso não é um culto”.

"Não me incomodo com a fama porque eu só sou amado pelas pessoas como sou, porque elas me conhecem. E eu amo esse amor. Mas me afetou em outros níveis e eu acho que ainda não sei lidar, preciso assimilar, e entender o que fazer com isso”, declarou o humorista.

"E eu estou muito feliz com a decisão, parece que trabalhar a esmo sem saber onde vai dar era uma coisa que me deixava angustiado, mas decidir dar uma sumida parece que coloca tudo ao meu controle de novo, me dá um novo futuro, me dá muitas ideias, e eu vou voltar 10x mais forte, aí sim, o planeta vai ter que engolir", afirmou Whindersson.


A psicóloga Simone de Paula explica que existe uma cobrança bem séria após esses 'ex-anônimos' estourarem nas redes sociais. “Eles precisam estar felizes, disponíveis, esbeltos e entregando conteúdos o tempo todo. Lidar com toda essa pressão para alguém que não tem estrutura psicológica pode ser uma ponte para os problemas psicológicos”.

“As relações que estabelecemos desempenham um papel importante na forma como enxergamos a nós mesmos, como sentimos e nos comportamos. A busca por estar na mídia, medo de perder algo, preocupação com a imagem, além de perder a privacidade, podem levar a sérios problemas psicológicos como: depressão, ansiedade, transtornos alimentares e burnout”.

Simone diz como manter a saúde mental equilibrada e formas de autocuidado com a saúde, após uma mudança drástica.

“É natural as pessoas sentirem dificuldade de encarar as mudanças, principalmente quando elas são repentinas. O ideal nesses casos, é dedicar-se a cuidar da saúde mental para lidar com o novo estilo de vida. Buscar ajuda profissional, contar com a rede de apoio e ter momentos de descanso e lazer, são formas de autocuidado que poderão auxiliar no processo do anonimato para a fama”.

A psicóloga faz um alerta: "É importante ressaltar, que a terapia deve ser procurada também para prevenir e promover a saúde mental e não somente quando existe um transtorno mental instalado. O psicólogo poderá auxiliar o indivíduo adquirir um autoconhecimento sobre si, sentimentos e no processo de grandes mudanças”.

Pexels