O Estação Livre desta semana celebrou o Dia Mundial do Rock, comemorado na última quarta-feira (13).
Para conversar sobre esse ritmo musical, Cris Guterres recebeu Clemente Nascimento, guitarrista da Plebe Rude, e Vany Américo, locutora da ‘Kiss FM’.
Clemente Nascimento tem uma ligação mais forte com a vertente do Punk do Rock and Roll. Ele explicou a origem polêmica do movimento, que para alguns começou em São Paulo e para outros em Brasília:
“Quando a gente fala de movimento Punk, São Paulo tinha todas as condições, porque a cena era muito maior, enquanto em Brasília era só a famosa “turma da colina”, mais classe média, onde normalmente as cenas culturais nascem. O Punk Rock paulistano foi uma das primeiras vezes em que as mudanças da cultura pop estavam na periferia.”
Para Vany Américo, o Punk tem o objetivo de revolucionar e incomodar, por isso sofre certo preconceito.
“Ele não quer ser tratado com carinho. É o comportamento de quebrar o autoritarismo, é o antifascismo, principalmente para nós, negros, que temos que lutar contra a sociedade. Acho que todo mundo tem um pouquinho dessa cena”, disse Vany.
Veja o trecho completo:
Leia também: "Elvis é a representação branca do que os negros já faziam", afirma Vany Américo
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura
REDES SOCIAIS