Entretenimento

Jovelina Pérola Negra: Conheça a homenageada do Google desta quinta-feira (21)

A cantora e compositora foi um dos grandes nomes do samba e completaria 78 anos hoje


21/07/2022 13h29

Os usuários do Google se depararam com uma ilustração diferente da habitual ao abrirem o site nesta quinta-feira (21). A plataforma traz Jovelina Pérola Negra como homenageada, em comemoração ao 78º aniversário da cantora e compositora.

No Doogle (nome dado às ilustrações da página principal do Google), Jovelina aparece com um microfone e, ao fundo, se vê músicos tocando instrumentos como pandeiro, violão, tamborim e um surdo, clássicos dos sambas de quinta, do subúrbio do Rio de Janeiro.

Jovelina Faria de Belfort, mais conhecida como Jovelina Pérola Negra, nasceu no Rio de Janeiro e trabalhou como empregada doméstica até os seus 40 anos, quando foi descoberta por um produtor musical local no ramo do samba.

Ela costumava passar seu tempo livre cantando em rodas de samba na quadra da Império Serrano, agremiação carioca nove vezes campeã do Rio de Janeiro.

O nome artístico surgiu através de um amigo de Belfort Roxo, na Baixada Fluminense, que quis dar destaque à voz e ao estilo da cantora.

Leia mais: Equipe de Marília Mendonça anuncia projeto póstumo “Decretos Reais”

O primeiro disco que Jovelina participou foi o “Raça Brasileira”, no qual teve três faixas com sua voz. O álbum foi lançado em 1985, junto a outros nomes como Zeca Pagodinho, Elaine Machado e Mauro Diniz.

Seu primeiro projeto solo também chegou em 1985 e foi nomeado com seu nome, “Jovelina Pérola Negra”. Outros quatro álbuns foram subsequentes deste disco, fazendo com que a cantora recebesse um Disco de Platina.

Entre suas canções mais conhecidas estão "Sorriso Aberto”, “Luz do Repente” e “Bagaço da Laranja”, com Zeca Pagodinho.

A cantora morreu no dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, em decorrência de um ataque cardíaco.

Jovelina segue sendo lembrada como um dos maiores nomes do samba até hoje. Em 2012 foi homenageada no show “Viva Jovelina - Pérola Negra do Samba”, tal como em 2016 foi-lhe concedida a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil.

O último álbum póstumo da cantora foi lançado em 2017 pela Som Livre, intitulado “Jovelina Pérola Negra Duetos - É Isso Que Eu Mereço”

Leia também: Roberta Martinelli recebe o cantor e compositor Otto no Cultura Livre

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia