Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marco Antonio Sá
Foto: Marco Antonio Sá

Em comemoração ao bicentenário da Independência e ao centenário do Edifício da Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café (MC) inaugura no dia 13 de agosto, às 15h, a exposição temporária “Santos 2022”.

Originada do Programa de Residência Artística, a mostra contará com as seis obras idealizadas durante o projeto, no tamanho de 1,20 x 1,50 metros, e ficará em cartaz até 13 de setembro.

A proposta é apresentar ao público todo o processo de concepção e de realização das pinturas relacionadas à cidade em 2022, além de trazer para a instituição diferentes perspectivas contemporâneas sobre o município. Contempla ainda o aniversário de 130 anos do Porto de Santos. Os quadros também retratam a sociedade e os arredores nos quais o museu está inserido a partir de uma visão mais atual e realista.

Leia também: The CW anuncia que 9ª temporada de "The Flash" será a última da série

Como uma espécie de espelho temporal, no qual é possível enxergar um intervalo de 100 anos entre os painéis, o conjunto de telas visa criar um contraponto ao que foi retratado nas obras pintadas há um século, por Benedicto Calixto, e que também estão localizadas no Salão do Pregão do MC. Deste modo, o espectador poderá se questionar sobre a forma como a construção do discurso da identidade social e das questões de gênero, poder, etnia e relações sociais mudam ao longo dos anos.

Programa de Residência Artística “Santos 2022”

Com início em março de 2022, foi idealizado com o objetivo de promover um processo de elaboração colaborativa de obras de arte que abordassem novas percepções da cidade a partir das obras “Porto de Santos em 1822” e “Porto de Santos em 1922”. Os seis artistas contemplados pelo edital (André Yassuda, Djnane Anderson, Letícia Passarelli, Luiz Escañuela, Maria do Céu e Victor Alexandro) desenvolveram painéis que complementarão os quadros de Calixto.

Leia também: Museu da Casa Brasileira apresenta o concerto “Garoto”, do violonista Paulo Bellinati

A iniciativa conta com o apoio da Autoridade Portuária de Santos, empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura, que patrocina a ação, assim como o Sebrae.

Serviço

Local: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP.

Telefone: (13) 3213-1750.

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).

Ingressos: R$ 10 e meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 8 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. Grátis aos sábados.

Acessibilidade no local. Saiba mais em: www.museudocafe.org.br