“Marte Um” é o filme indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar de 2023
Longa de Gabriel Martins briga por uma vaga entre os finalistas da categoria “Melhor Filme Internacional”
05/09/2022 14h48
A Academia Brasileira de Cinema indicou nesta segunda-feira (5) o filme “Marte Um” para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria “Melhor Filme Internacional”. A Academia de Cinema irá avaliar todas as produções para fazer a lista final dos indicados.
O longa, dirigido por Gabriel Martins, conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. Os protagonistas é o casal Tércia e Wellington, junto com os filhos Deivid e Eunice.
O elenco é formado por Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin.
Para a próxima premiação, que deve acontecer em 12 de março de 2023, 28 longas-metragens foram inscritos e estão habilitados a concorrer ao prêmio de “Melhor Filme Internacional”.
Leia também: TV Cultura transmite evento de reabertura do Museu do Ipiranga nesta quarta-feira (7)
Além de “Marte Um”, a Academia Brasileira de Cinema também avaliou “A Mãe”, de Cristiano Burlan, “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, “Carvão”, de Carolina Marcowicz, “Pacificado”, de Paxton Winters, e “Paloma”, de Marcelo Gomes.
A Comissão de Seleção é formada por 19 membros: André Pellenz, Barbara Cariry Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto e Zelito Viana.
Vale destacar que “Marte Um” já foi premiado no Festival de Gramado (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri).
REDES SOCIAIS