Veja seis conceitos científicos que já foram abordados em “Rick and Morty”
O primeiro episódio da sexta temporada da animação já está disponível na HBO Max Brasil
05/09/2022 15h33
O primeiro episódio da sexta temporada de 'Rick And Morty' foi disponibilizado pela HBO Max Brasil nesta segunda-feira (5). A série narra as aventuras de Morty Smith, um adolescente inseguro, e seu avô, Rick Sanchez, um cientista considerado o ser mais inteligente de todas as galáxias.
A série foi lançada em 2013 pelo canal Adult Swin e posteriormente pela Netflix. Cheia de sarcasmo, piadas escatológicas e politicamente incorretas, a série é um sucesso de público, chegando a atrair 2,6 milhões de espectadores em um único episódio. Apesar de desenhos serem, na maioria das vezes, destinados ao público infantil, a classificação indicativa da animação é de 16 anos.
Por conta do lançamento, o site da TV Cultura separou alguns conceitos científicos que já foram abordados pelo desenho, que hoje é um dos mais influentes em todo o planeta. Confira:
Multiverso
O conceito de multiverso acompanha a série desde o primeiro episódio. Munido de sua arma de portais, Rick é capaz de abrir passagens para qualquer realidade, como por exemplo uma dimensão em que o homem evoluiu do milho, ou outra em que nos tornamos telefones, ou então poltronas, ou até mesmo pizzas que se alimentam de pessoas.
Matéria escura concentrada
As viagens entre dimensões só acontecem por conta de uma grande façanha de Rick: conseguir produzir matéria escura concentrada. Ela é utilizada como combustível, fazendo sua fazendo sua nave vencer a barreira espaço-tempo sempre que preciso.
Em um estudo de 2009, físicos norte-americanos propõem que, para visitar outras estrelas de nossa galáxia, deveríamos contar com veículos espaciais movidos a energia de buracos negros ou matéria escura.
Tuberculose e Hepatite C
No episódio Parque da Anatomia, um mendigo vestido de Papai Noel, o parque de diversões conta com várias atrações, todas com foco na anatomia humana.
A missão de Morty, no entanto, era outra. Encolhido para ficar do tamanho de uma bactéria, ele precisa se juntar aos cientistas que trabalham no parque para descobrir por que o sistema imune está falhando. Ao longo do seu caminho ele vai encontrando doenças pelo corpo humano.
Plutão não é mais planeta
O antigo “nono planeta” do nosso sistema solar foi rebaixado à categoria de planeta-anão em 2006. O pai de Morty, Jerry, não conseguia acreditar na informação e seguia repetindo que Plutão ainda era um planeta. No episódio em questão, um plutoniano acaba confundindo o personagem com um cientista e o leva para sua terra natal, para iludir a população quanto ao status do planeta.
Descoberto em 1930, Plutão deixou de ser chamado de planeta devido a atualizações de conceitos científicos. Por levar mais de 200 anos para dar uma volta completa em torno do Sol e cruzar sua órbita com a de Netuno.
Realidade virtual
Formada em veterinária, Beth, mãe de Morty, é frustrada por levar a vida como cirurgiã de cavalos, sem nunca ter operado o coração de uma pessoa. Mas com a ajuda da tecnologia, bastava colocar os óculos 3D que Rick deixara com a família para a magia acontecer.
Bônus: Pickle Rick
Outro momento que mostra o quanto a superinteligência e os recursos avançados, traz à mente de Rick uma ideia com o uso da ciência. O episódio “Pickle Rick” mostra a questão que envolve todo o movimento da trama frente aos problemas familiares particulares de Rick e sua decisão de fugir da terapia, se transformando em um picles.
Embora seja muito inteligente, os problemas pessoais interferem rotineiramente o cientista, e com toda sua inteligência, bolou esse plano para evitar a terapia familiar.
Leia mais: “Marte Um” é o filme indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar de 2023; TV Cultura transmite evento de reabertura do Museu do Ipiranga nesta quarta-feira (7)
REDES SOCIAIS