“A história tem que ser contada pelo povo”, diz Antonio Fagundes sobre a independência do Brasil
Ao falar sobre a dramaturgia “IndependênciaS”, produzida pela TV Cultura, o ator afirma que a história do país não pertence ao governo, mas sim ao povo
07/09/2022 14h34
Na edição do Provoca da última terça-feira (6), Marcelo Tas recebeu o ator Antonio Fagundes, que interpreta Dom João VI na dramaturgia “IndependênciaS”, produzida pela TV Cultura.
Um dos assuntos debatidos no programa foi justamente a independência do Brasil, que é celebrada em 7 de setembro, e sobre a produção. Na visão do ator, o nome escolhido, falando de Independência no plural, significa que essa história deve ser contada pelo povo e tem muitos pontos de vista diferentes.
Leia também: “Sou crítico ao modelo instaurado da Lei Rouanet", diz Antonio Fagundes
“A história é do povo. A história não é de nenhum governo e não pertence a uma pessoa física. A história é do povo com toda a sua diversidade, contradições, males e defeitos. A história deve ser contada, recontada e contada novamente pelo povo. A história é nossa”, explicou.
Ainda sobre o fato histórico, ele disse que é necessário, sempre, investigar a história, já que a população não sabe de muita coisa que aconteceu. O artista deu o exemplo dos escravos e revelou a importância de saber como foi a independência no ponto de vista deles.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS