Entretenimento

Papo de samba: Entenda a diferença entre enredo e samba-enredo

Carnavalesco da Dragões da Real, Jorge Freitas conta como funciona o processo criativo


08/09/2022 12h00

Em poucos meses, o Carnaval estará de volta. As escolas estão no período de escolha de sambas-enredos e algumas já estão com os ensaios a todo vapor. 

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o carnavalesco Jorge Freitas discorre sobre as fases da escolha do enredo.

Como é definido um enredo?

O enredo é a primeira coisa a ser feita em um projeto carnavalesco. A história que vai ser contada é a primeira parte de um trabalho de todo um ano.

O enredo pode ser histórico, patrocinado, CEP (falar sobre algum lugar) e é definido com o carnavalesco e a diretoria da escola.

Quanto tempo de pesquisa leva até chegar na escolha do enredo?

As pesquisas são longas, mas o tempo varia muito dependendo do que a escola vai contar. O que demanda mais tempo de pesquisa é um enredo histórico, onde é necessário se aprofundar no assunto.

Em casos em que o carnavalesco já tem um tema pronto e apresenta para a escola, as pesquisas já estão praticamente prontas.

O que envolve um enredo?

O enredo é responsável por tudo que envolva a plástica e a musicalidade da escola de samba. As fantasias e alegorias tem que fazer a leitura do enredo, tal como o samba-enredo. Tudo o que está no samba tem que estar dentro do enredo, mas não necessariamente tudo o que está no enredo tem que estar no samba.

O enredo é responsável por todo o espetáculo que será apresentado na avenida.

A diferença de enredo e samba-enredo

O enredo é a história que a escola vai contar através das alegorias, das fantasias e também do samba. O samba-enredo é a música que a agremiação vai cantar para identificar o enredo.

O samba-enredo é a trilha e o enredo é o contexto geral de todo o espetáculo.

Jorge Freitas atualmente é carnavalesco da Dragões da Real, que para o carnaval de 2023 irá apresentar o enredo “Paraíso Paraibano. João Pessoa a porta do sol das Américas”. Freitas tem um longo e rico histórico de passagens por diversas escolas de samba.

Arquivo pessoal

No Rio de Janeiro já assinou carnaval de grandes agremiações como a Unidos de Vila Isabel e Portela. Em São Paulo passou pela Gaviões da Fiel, Pérola Negra, Rosas de Ouro, Império de Casa Verde, onde conquistou o campeonato de 2016 e Mancha Verde, onde foi bi-campeão em 2019 e 2022.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia