"Não existe o sonho do envelhecimento digno para mulheres negras”, afirma Lenny Blue
No Estação Livre, a ativista conversou sobre a solidão dessa parcela da população
07/10/2022 22h30
No Estação Livre desta semana, Cris Guterres recebeu Lenny Blue de Oliveira, uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, e Merllin de Souza, fisioterapeuta e cientista, para falarem sobre as perspectivas das conquistas de espaço das mulheres, nos quais muitas vezes ainda são exceções.
A apresentadora questionou Lenny sobre a solidão da mulher negra. Segundo Cris, a solidão feminina é diferente de acordo com cada realidade.
“O envelhecimento é comum e natural, mas, no caso da mulher negra, ele é potencializado por causa das desigualdades”, explicou a ativista.
Ainda de acordo com Lenny, esse processo de desigualdades gera uma “bola de neve”.
“Essa mulher já teve problemas habitacionais o tempo todo. Então, o acesso à educação a impediu de ter empregos que garantam uma aposentadoria digna. Nós temos 56% de mulheres negras sem nenhum benefício social [...] Não existe o sonho do envelhecimento digno para nós, mulheres negras, ainda”, relatou.
Veja a reflexão completa:
Leia mais: “Eu quero que mulheres negras se sintam vistas”, afirma Viola Davis
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.
REDES SOCIAIS