Entretenimento

"Todos os jogos, o jogo": Galeria Lume estreia exposição em homenagem ao futebol

Período expositivo inicia a partir deste sábado (22) e vai até o dia 26 de novembro


21/10/2022 16h06

A Galeria Lume estreia a exposição “Todos os jogos, o jogo”, em homenagem ao futebol, a partir deste sábado (22), que traz obras contemplativas e emblemáticas que representam o esporte.

O fotógrafo Alberto Ferreira e a artista Ana Vitória Mussi exibem, respectivamente, fotografias e fotocópias de momentos icônicos do esporte no Brasil. Além deles, o artista plástico Eduardo Coimbra traz a série “Estádios”. A curadoria e o texto crítico são assinados por Paulo Kassab Jr..

A mostra se propõe a revelar a beleza e as possibilidades que o futebol oferece, a partir de obras de artistas conectados de alguma forma ao esporte – seja em suas vidas profissionais ou pessoais. Para o curador e sócio da galeria, o futebol deve ser visto como lugar de poesia, exaltação e delírio, espaço da imaginação e da engenhosidade. “Muito antes de industrializar a pelada, tomarem de assalto a espontaneidade em prol do resultado, fazerem dos clubes empresas e da grande empresa que os controla, máfia, já existia a bola que, mesmo quando feita de pano, estopa, meia ou papel, girava e transformava àqueles que dançam com ela, a acariciam e embalam no peito dos pés, em ídolos", comenta Kassab.

Leia também: Veja cinco filmes com Robbie Coltrane, ator de “Harry Potter”

Sobre os artistas

Alberto Ferreira foi fotógrafo e a primeira pessoa a trazer a fotografia do futebol para o Jornalismo, o que ajudou a fundar a área de jornalismo esportivo dentro do Jornal do Brasil. Saiu do estado da Paraíba e foi para o Rio de Janeiro porque queria ser goleiro do Flamengo, mas na primeira partida tomou 11 gols. Depois, então, foi chamado para trabalhar com fotografia no Jornal do Brasil, onde fez duas fotos icônicas – presentes na exposição. Uma delas ganhou o Prêmio Esso (atualmente intitulado “Prêmio ExxonMobil de Jornalismo”) em 1963, por uma foto que Alberto fez na Copa do Mundo de 1962, quando Pelé se machucou – na foto o jogador aparece meio curvado – ‘O Rei se curva diante da dor que o Brasil inteiro sentiu’. E a outra, a mais conhecida – ‘Bicicleta do Pelé G’, 1965 – que se tornou símbolo do atleta.

Ana Vitória Mussi é artista-fotógrafa e sempre esteve muito ligada ao esporte no geral, mas com maior ênfase para o futebol. Fotografou eventos sob o viés da sua forma de enxergar o jogo como uma questão de embate social por meio da própria imagem e estética.

Eduardo Coimbra é vascaíno e apaixonado por futebol, o qual, para ele, “é, entre todos os jogos, o jogo; é a prática da liberdade e da necessária evasão da vida real”. O artista produziu a série de maquetes “Estádios” (2011 - 2014), em que são propostas diferentes formas de jogar o futebol. Cada possibilidade de jogo enfatiza certas características intrínsecas da modalidade, como o drible, o conjunto, o equilíbrio, o toque de bola, a rapidez de raciocínio, a precisão dos chutes, etc. O formato dos campos e as regras de cada jogo condicionam os jogadores a privilegiarem uma ou outra dessas características na realização das jogadas.

Leia também: A 20 dias do lançamento, Marvel divulga novo trailer de “Pantera Negra 2”

Ao contrário de um espaço neutro para a audiência, circular ou oval, esses estádios apresentam uma arquitetura que transfere ao público a dinâmica espacial vivenciada pelos jogadores em campo – seus movimentos e bloqueios, ou a forma do jogo estão de alguma maneira impregnados na forma das arquibancadas, e a audiência ocupa lugares distintos no ‘espaço do jogo’. Assim, cada objeto arquitetônico está diretamente relacionado a um certo tipo de jogo, tornando-se o protagonista de uma sintonia espacial entre o público e o espetáculo.

Sobre a Galeria Lume

Fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, por meio de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.

Serviço

Local: Galeria Lume, sala expositiva II

Período expositivo: 22 de outubro a 26 de novembro de 2022

Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 15h

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP

Entrada gratuita.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia