Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (25), no Provoca, com o escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, autor do premiado romance “Torto Arado”.
Uma das primeiras perguntas do programa é sobre a produção do livro vencedor do Prêmio Jabuti e Tas quis saber os aprendizados de Itamar ao escrever em primeira pessoa e com personagens femininas. O escritor responde que se colocar no lugar de uma outra pessoa é uma das belezas da literatura.
Leia também: Capital Inicial anuncia nova turnê com ingressos em NFT
“Eu acho que esse é o barato da literatura, da arte. De se colocar para lugar do outro. Isso que me atraiu para literatura como leitor, e isso que me atrai também como escritor. A possibilidade de viver a vida do outro, porque a minha vida não basta. E nem a de nenhum leitor basta, por isso lemos histórias e livros”, explica.
Sobre escrever no ponto de vista de uma mulher, ele diz que é um lugar muito difícil de estar e, em muitas situações, acaba sendo um lugar de “subalternidade”.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS