Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (25), no Provoca, com o escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, autor do premiado romance “Torto Arado”.

Uma das primeiras perguntas do programa é sobre a produção do livro vencedor do Prêmio Jabuti e Tas quis saber os aprendizados de Itamar ao escrever em primeira pessoa e com personagens femininas. O escritor responde que se colocar no lugar de uma outra pessoa é uma das belezas da literatura.

Leia também: Capital Inicial anuncia nova turnê com ingressos em NFT

“Eu acho que esse é o barato da literatura, da arte. De se colocar para lugar do outro. Isso que me atraiu para literatura como leitor, e isso que me atrai também como escritor. A possibilidade de viver a vida do outro, porque a minha vida não basta. E nem a de nenhum leitor basta, por isso lemos histórias e livros”, explica.

Sobre escrever no ponto de vista de uma mulher, ele diz que é um lugar muito difícil de estar e, em muitas situações, acaba sendo um lugar de “subalternidade”.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: